sexta-feira, 26 de março de 2010

Sociedade

Detidas onze pessoas suspeitas de tráfico de estupefacientes e por posse de armas
A GNR deteve esta semana no distrito de Santarém 11 pessoas, quatro suspeitas de tráfico de estupefacientes e sete por posse de armas, tendo apreendido milhares de doses de diversos estupefacientes.
Em comunicado, a GNR afirma que militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do destacamento territorial de Coruche detiveram na segunda feira, em flagrante delito, um casal de vendedores ambulantes, com 59 e 50 anos, residentes no concelho de Benavente, por suspeita de posse de droga.
No interior da viatura em que seguiam foram encontradas mais de 500 doses de cocaína, mais de 3800 doses de heroína, mais de 300 doses de crack, uma balança digital e cerca de 20 mil euros em dinheiro, afirma o comunicado.
Numa busca à residência do casal foram ainda encontradas uma arma caçadeira semi-automática, diversas munições de diferentes calibres, 300 gramas de bicarbonato de sódio, três telemóveis e diverso material utilizado no corte e preparação da droga.
Nesta operação foram ainda apreendidas duas viaturas no valor de 40 mil euros, acrescenta a nota.
A GNR suspeita que o casal geria uma rede de tráfico de droga que se estendia pelos distritos de Santarém, Lisboa, Setúbal e Évora.
Presentes ao juiz de instrução criminal do Tribunal Judicial de Santarém, o homem ficou detido preventivamente e a mulher tem que se apresentar três vezes por semana no posto da área de residência.
Na terça-feira, durante buscas domiciliárias realizadas em duas residências do concelho de Almeirim, no âmbito de uma investigação relacionada com tráfico de estupefacientes, militares do Núcleo de Investigação Criminal do destacamento territorial de Santarém detiveram duas mulheres, com 29 e 68 anos.
Nesta operação foram apreendidas 142 doses de heroína, 34 doses de cocaína, 590 euros em dinheiro e diversos artigos provenientes de furtos.
No mesmo dia, uma operação que envolveu 78 militares do NIC de Santarém, das Equipas de Intervenção Rápida, das secções cinotécnicas de Santarém e Tomar, da Unidade de Intervenção e dos comandos territoriais de Leiria e Setúbal levou à detenção de sete pessoas, cinco homens e duas mulheres.
Nas buscas realizadas a seis residências nos concelhos de Santarém e Montijo foram apreendidas diversas armas, entre pistolas, revólveres e espingardas (shotgun), diversos carregadores, munições, cartuchos, telemóveis e vários documentos, afirma ainda o comunicado.
------------------------------------------------------------------------