quinta-feira, 18 de março de 2010

Sociedade

CGTP-IN/USS exige que o Presidente da Câmara de Coruche cumpra “promessa eleitoral” de melhorar situação laboral de trabalhadores da autarquia
A CGTP-IN de Santarém iniciou hoje uma acção nacional descentralizada em Coruche exigindo que o presidente da Câmara Municipal, Dionísio Mendes (PS), cumpra a “promessa eleitoral” de melhorar a situação laboral de 149 trabalhadores da autarquia.
Em declarações à Lusa, Rui Aldeano, da coordenação da CGTP do distrito de Santarém, disse que o presidente da Câmara de Coruche terá prometido, em período de campanha eleitoral, que iria tomar a opção gestionária que permitisse à autarquia fazer progredir na carreira um conjunto de funcionários avaliados com “bom” ou “muito bom” há pelo menos cinco anos.
O sindicalista refere que esta medida iria permitir melhorar os vencimentos de 149 trabalhadores da autarquia que auferem salários mais baixos. Neste grupo incluem-se “trabalhadores indiferenciados e funcionários administrativos”, referiu ainda Rui Aldeano.
A Lusa tentou contactar com o presidente da Câmara de Coruche, mas não foi possível recolher a sua reacção às declarações da central sindical.
A acção da CGTP passou ainda por duas empresas do Grupo Amorim em Coruche e por vários espaços do comércio tradicional da vila. No caso do Grupo Amorim, Rui Aldeano diz que a principal preocupação é o facto de alegadamente existirem “muitos trabalhadores precários e sem grandes possibilidades de progressão na carreira”.
No primeiro dia desta iniciativa da CGTP no distrito de Santarém, estava também agendada uma reunião com o autarca de Coruche mas que acabou por não se realizar, assim como a concentração dos trabalhadores na Praça da Liberdade, na vila.
A Acção Nacional Descentralizada da CGTP, que está a decorrer um pouco por todo o país, vai continuar amanhã de manhã em Tomar, com uma concentração de trabalhadores e sindicalistas junto às instalações da IFM/Platex, de onde seguem pelas ruas para se voltarem a concentrar junto à câmara municipal, onde têm agendada uma reunião com o presidente da autarquia nabantina.
----------------------------------------------------