terça-feira, 16 de março de 2010

Ambiente

Tomar já tem 260 voluntários, para a iniciativa “Limpar Portugal”
Com os dados disponíveis ao início da tarde de terça-feira já há 260 voluntários inscritos para a acção Limpar Portugal no concelho de Tomar. Um número significativo mas que se espera venha a ser substancialmente ultrapassado no próximo sábado, dia 20 de Março, quando os voluntários estiverem no terreno para limpar as lixeiras clandestinas que entretanto foram descobertas e assinaladas nas diversas freguesias do concelho.
Ao todo estavam registadas pelos voluntários 78 lixeiras, mas havia ainda freguesias em que não tinha sido possível actualizar dados, o que significa que há muito trabalho pela frente para aqueles que, por um dia, se vão juntar para pôr o concelho mais bonito e mais amigo do ambiente, à semelhança do que acontecerá um pouco por todo o país.
Assim, todos os interessados se podem reunir às equipas já constituídas no próximo sábado, pelas 9 horas da manhã (a única excepção é a Pedreira, onde o encontro é às 8.30) na sede das Juntas de Freguesia (aqui a excepção é a Asseiceira, onde o ponto de encontro será junto ao Centro de Dia, na Linhaceira).
Das 16 freguesias do concelho, Carregueiros não participará, a Serra está a fazer recolha durante esta semana, S. João e Paialvo não tinham voluntários inscritos e faltava saber dados de Casais. De qualquer modo, se houver pessoas interessadas em participar oriundas destas freguesias devem contactar a respectiva Junta ou o CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (Casa dos Cubos, telefone 249 329 870 ou e-mail centroambiental@cm-tomar.pt). Não vão faltar sítios onde podem dar a vossa ajuda.
As acções a realizar em Tomar vão contar ainda com o apoio do Regimento de Infantaria 15. Também a grande maioria das Juntas de Freguesia e a Câmara Municipal vão participar activamente, não só em termos organizativos mas também no processo de recolha. Refira-se, nomeadamente, que nos casos de grandes electrodomésticos, móveis ou outros objectos de grandes dimensões, sempre que não seja possível a sua remoção os voluntários irão assinalar o local para posterior recolha pelos Serviços de Higiene e Limpeza da autarquia.
Refira-se ainda que, do total de voluntários já registados, um número significativo são crianças, oriundas de grupos de escuteiros, associações de pais ou grupos de catequese, por exemplo. Pode ser que da próxima vez que alguém pensar em ir despejar lixo ao mato, ponha a mão na consciência ao lembrar-se que foram as crianças que andaram a limpar o que sujou.
O projecto Limpar Portugal é um dos maiores movimentos cívicos alguma vez realizados no nosso país e tem como objectivo tentar pôr fim às muitas lixeiras ilegais que proliferam pelo país, poluindo terras e cursos de água bem como as próprias paisagens.
O projecto também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
Os fotógrafos também ajudam
Entretanto, a United Photo Press, parceira das Nações Unidas, que está a divulgar o Projecto Limpar Portugal no país e no estrangeiro, em parceria com a respectiva organização, vai fazer, voluntariamente, a foto-reportagem do dia 20 em todos os concelhos em que lhe for possível.
Os fotógrafos locais que queiram participar nessa foto-reportagem, que vai dar lugar a uma grande exposição nacional itinerante devem contactar a coordenadora concelhia, através do endereço electrónico (lima.ami.tmr@gmail.com) antes do dia 20 indicando nome, telefone e e-mail.
-----------------------------------------------------