quarta-feira, 17 de março de 2010

Cultura

Poemas saem às ruas de Alpiraça
Excertos de poemas de autores portugueses e internacionais vão andar espalhados pelas ruas de Alpiarça, numa iniciativa da autarquia para assinalar o Dia Mundial da Poesia, disse à agência Lusa o presidente da Câmara local, Mário Pereira.
Os poemas estão desde hoje inscritos em vários pendões distribuídos por um conjunto de locais públicos do concelho.
A semana dedicada à poesia em Alpiarça termina no domingo, 21 de março, Dia Mundial da Poesia, com um espectáculo de poesia e música denominado "Cumplicidades", onde vão ser lidos poemas ao som de música instrumental de piano e acordeão, no auditório Mário Feliciano, às 21:30.
Segundo Mário Pereira (CDU), o objectivo é "aproximar a cultura poética da população e divulgar mais esta forma de arte".
O autarca frisou que a iniciativa está também a ser desenvolvida nas escolas do concelho, onde os alunos têm trabalhado e escolhido alguns poemas em conjunto com técnicos da biblioteca municipal, promotora desta campanha designada "Poesia Viva".
Em destaque vão estar principalmente poetas portugueses do século XX, alguns menos conhecidos e estudados pelos alunos nas escolas, salientou Mário Pereira.
O presidente da Câmara disse ainda à Lusa ser intenção da autarquia "dar continuidade a esta iniciativa nos próximos anos" porque, na sua opinião, nesta área da poesia "o trabalho tem de ser persistente para criar hábitos de leitura na população".
----------------------------------------------------------------------