sexta-feira, 26 de março de 2010

Efemérides


Bicentenário do nascimento de Alexandre Herculano vai ser assinalado no próximo Domingo
A Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico (APMCH) e o grupo "Mais Saramago" assinalam no domingo, na Quinta de Vale de Lobos, em Santarém, o bicentenário do nascimento do historiador, escritor e jornalista Alexandre Herculano.
José Miguel Noras, Secretário-geral da APMCH e coordenador do grupo "Mais Saramago", disse hoje à agência Lusa que a escolha da Quinta de Vale de Lobos - onde Alexandre Herculano viveu desde o casamento, em 1867, até à morte, em 1877 - para assinalar a efeméride se deve ao facto de ter sido o "espaço predilecto" deste "vulto do Liberalismo".
Sublinhando que a APMCH assinala, desde 1993, o Dia Nacional dos Centros Históricos na data do nascimento de Alexandre Herculano, José Miguel Noras referiu o papel desempenhado por aquela "personalidade grande da cultura portuguesa" enquanto primeiro autarca da Câmara Municipal de Belém (Lisboa), onde deixou marcas "não só na defesa das condições de vida dos cidadãos como na salvaguarda do património cultural".
"Alexandre Herculano não foi apenas um escritor, um poeta, um dramaturgo, um jornalista, um publicista e especialista em azeites - produziu o primeiro azeite de mesa português em 1870 -, consagrou-se igualmente como autarca", o que fundamentou a escolha da data do seu nascimento pela APMCH, disse.
No domingo à tarde, o actual director do Museu Nacional Ferroviário, e especialista em arqueologia industrial, Jorge Custódio, vai guiar uma "visita cultural", aberta ao público, ao local onde Alexandre Herculano se dedicou não só à experimentação e modernização da produção de azeite como também à produção literária.
Noras realçou o papel de Alexandre Herculano na promoção da agricultura portuguesa e na adoção de novas tecnologias para o fabrico de azeite, sublinhando que os actuais proprietários da Quinta de Vale de Lobos possuem o maior olival do distrito de Santarém - 150 mil oliveiras plantadas numa área de 95 hectares, produzindo anualmente 120 mil litros de azeite, premiado internacionalmente.
O grupo "Mais Saramago", que reúne leitores do Nobel da Literatura de 1998, José Saramago, quis associar-se à iniciativa pela "circunstância de Alexandre Herculano se ter projectado no domínio da Literatura à escala universal já na época, o que levou a Vale de Lobos figuras de grande prestígio internacional, como o Imperador do Brasil e correspondentes literários internacionais", afirmou.
O grupo prepara-se para lançar, em finais de Abril princípios de Maio, um livro, "Vozes do Ventre da Lua", com prefácio de José Saramago, que "tem muito a ver com a problemática dos centros históricos e a salvaguarda e valorização dos monumentos e memórias herdadas, razão pela qual foi também inserido na comemoração deste bicentenário", adiantou.
-------------------------------------------------------------------