terça-feira, 23 de março de 2010

Intercâmbios


Câmara de Torres Novas recebeu Projecto Comenius
A Câmara de Torres Novas acolheu esta segunda-feira, os parceiros do Projectos Comenius da Escola Artur Gonçalves. Na recepção conduzida pelo Presidente da Autarquia, António Rodrigues, e que contou com a presença da Vereadora da Educação, Manuela Pinheiro, estiveram presentes cerca de cinquenta visitantes, entre professores e alunos de Itália, Polónia, Lituânia e Turquia, bem como docentes e discentes da escola torrejana.
Nesta ocasião, António Rodrigues teve a oportunidade de destacar a importância destes projectos, que permitem a troca de conhecimentos e experiências sobre culturas diferentes. «É um grande prazer receber-vos aqui. Viver a Europa é isto mesmo; é criar ligações afectivas entre vários povos. Pode ser apenas uma gota no oceano, mas o oceano é feito de muitas gotas», destacou o Presidente da Câmara.
António Rodrigues, referindo tratar-se de uma cerimónia muito informal, passou a palavra aos presentes, demonstrando total disponibilidade para as questões que tivessem a colocar. Houve então uma apresentação e contextualização feita por alunos e professores dos diversos países, bem como a sua acepção sobre a importância deste tipo de projectos para o desenvolvimento pessoal, linguístico e cultural dos diversos intervenientes.
A cerimónia terminou com a entrega aos representantes de cada país de alguns materiais sobre o concelho, sendo que a comitiva agradeceu a receptividade e disponibilidade demonstradas pela autarquia.
A Escola Artur Gonçalves está envolvida nos projectos «The human, the tree, the environment» e «Return to our roots: from seed to table», que visam o conhecimento das diferentes culturas locais dos diversos países que integram estas parcerias, desenvolvendo-se na dimensão ambiental e gastronómica.
Este encontro, integrado no projecto «Return to our roots: from seed to table», permite aos visitantes conhecerem Torres Novas, bem como outros locais do país, assimilando diversos aspectos da cultura portuguesa.
----------------------------------------------------------------