quarta-feira, 10 de março de 2010

Cultura


Secretário de Estado da Cultura destaca em Mação o grande contributo das autarquias na valorização do património local
No encerramento do Seminário Internacional de "Direito ao Património como Direito Fundamental", o Secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, destacou a importância de retirar alguma "gordura" aos mecanismos do poder central e de realçar o grande contributo de Autarquias como a de Mação, na valorização do património cultural. "O exemplo de Mação e o exemplo da aproximação do local ao património, penso que é determinante para o desenvolvimento do nosso País".
Summavielle saudou assim a forma como em Mação o património é preservado e inserido no desenvolvimento do conhecimento e da economia, numa relação privilegiada com o Instituto Politécnico de Tomar.
Conceitos de Ruralidade, Criatividade e Desenvolvimento estiveram também em destaque na sessão que encerrou os trabalhos do Seminário. Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Mação (CMM) revelou que "com este paradigma da nossa Ruralidade e Criatividade temos contribuído modestamente para uma Região Culturalmente melhor, para um País que queremos cada vez mais apetecível e forte. Não falo em específico e em particular no Concelho de Mação, propositadamente, porque essa etapa já foi por nós há muito ultrapassada. Isto é, já não nos sentimos bem se não for a trabalhar em Rede com a Região, com o País e com o Mundo. Em Rede com as Pessoas, com os Equipamentos, com o Saber e a Memória de todos, em Rede com o Conhecimento".
Saldanha Rocha falou da importância que a Cultura assume em Mação, "como modelo de desenvolvimento , em particular do nosso Património, como eixo estruturante de tudo, incluindo o Económico, o Social e a Transformação da Paisagem. Os Investimentos que a CMM e toda a População fizeram (sem a sua adesão tudo seria mais difícil), o verdadeiro apoio do IPT e a acreditação da Comunidade Europeia permitiram-nos chegar até aqui. Mas queremos ir bem mais longe, na defesa intransigente de um Território Sustentável. Preparamo-nos já para lançar todos os procedimentos consursais com vista a concretizar o Centro de Aprendizagem e Observação (CAO. Uma outra estratégia cultural por nós idealizada, já devidamente aprovada e contratualizada no QREN".
O Presidente da Câmara Municipal de Mação apelou, na ocasião, a Elísio Summavielle para que "o Ministério da Cultura Português esteja mais presente na discussão das nossas estratégias, pois o que estamos a construir em Mação e na Região tem vocação e dimensão nacional e internacional. E nós não abdicamos de estar ao lado do País, porque sentimos que nele fazemos falta!"
"O Instituto Politécnico de Tomar continuará a empenhar-se no aprofundamento do projecto de Mação, e da relação privilegiada com o Brasil, sem esquecer os passos que começamos a dar em África e na Ásia", disse Pires da Silva, o seu Presidente.
Refira-se que o Seminário trouxe a Mação diversos juristas da Universidade de Lisboa e da Ordem dos Advogados do Brasil, além de directores de Museus, responsáveis de organismos estatais e professores universitários dos dois Países. Particularmnete destacada foi a presença das comissões de ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, representando especialmente os Estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Belo Horizonte.
Após dois dias de intensos debates, que envolveram investigadores, gestores e juristas de Portugal e do Brasil, foram explicitadas diferenças de opinião sobre a gestão do património, tendo sido valorizado o modelo adoptado em Mação, de criar uma estrutura de parceria entre Autarquia, Ensino Superior e Organizações Não Governamentais, o Instituto Terra e Memória. Este modelo, com a colaboração de autarquias e universidades brasilerias, está igualmente a ser implementado no Brasil, com apoio da Comissão Europeia.
O seminário, e a colaboração entre a Europa e o Brasil, decorrem no quadro do projecto Porto Seguro, coordenado pelo Instituto Politécnico de Tomar e que visa articular o Museu de Mação (como exemplo Europeu) com diversas realidades no Brasil, em especial nos Estados de São Paulo, Piauí e Santa Catarina, mas também com extensões em Minas Gerais e Maranhão (com apoio das autoridades brasileiras).
O Seminário Internacional "Direito ao Património como Direito Fundamental" teve uma organização do Museu de Arte Pré-Histórica de Maçăo, do Instituto Politécnico de Tomar e diversas entidades, como o IPHAN (Instituto Nacional do Património do Brasil) ou a Ordem dos Advogados Brasileiros. Integrou o Programa das VI Jornadas de Arqueologia IberoAmericana, que decorreram em Mação entre 5 e 7 de Março de 2010.
-----------------------------------------------------------