sábado, 20 de março de 2010

Sociedade

Mau estado da EN 361 entre Alcanena e Alcanede leva a Marcha de Protesto
O movimento de cidadãos que reclama a requalificação do troço da Estrada Nacional 361 entre Alcanede, no concelho de Santarém e Alcanena vai promover no dia 1 de Abril uma marcha de protesto entre Amiais de Cima e Alcanede, numa distância de sete quilómetros. A manifestação está aberta a todo o tipo de veículos motorizados, com excepção de automóveis, e de tracção animal.
Após a chegada da caravana a Alcanede será feira a apresentação pública das assinaturas recolhidas em papel e através da Internet, no âmbito da petição em curso que pretende levar o assunto a discussão na Assembleia da República. Segue-se uma exposição sobre as acções a desenvolver e uma vigília. A petição pela repavimentação da estrada, que se encontra em muito mau estado, é uma iniciativa dos responsáveis do Portal de Alcanede (www.alcanedefreguesia.com).
O texto que suporta a petição diz que “nos últimos anos temos assistido à degradação da rede viária principal que serve a freguesia de Alcanede, concelho de Santarém, colocando em risco a segurança de pessoas e bens materiais e, igualmente, lesando o tecido empresarial da região. A EN 361 entre Alcanede e Alcanena, via de grande tráfego, é o espelho mais visível de tamanha degradação, com ocorrências regulares de acidentes de viação que já ceifaram vidas e causaram inúmeros feridos graves”.
Declaram os promotores da acção “que estão cansados de assistirem passivamente ao esbanjar do erário público, em sucessivos levantamentos topográficos, manutenções e reparações sem quaisquer melhorias na relação custo/benefício”. E dizem não compreender como é que o Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias deixa durante décadas a EN 361 chegar ao estado de degradação em que se encontra. “Acreditamos que só por desleixo ou por incúria tal sucede”, realçam.
Se desejar subscrever a petição clique aqui.
-----------------------------------------------------------------