terça-feira, 16 de março de 2010

Cultura


Apresentado livro sobre a iluminação pública em Torres Novas da autoria de José Ribeiro Sineiro

A colecção de edições municipais de Torres Novas conta, desde o passado sábado, dia 13 de Março, com mais um importante documento. O livro «A iluminação pública e a electricidade na vila de Torres Novas: subsídios e documentos», da autoria de José Ribeiro Sineiro, foi apresentado no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues. A abertura da sessão foi feita pelo Dr. João Carlos Lopes que, no âmbito do trabalho desenvolvido no Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial do município, acompanhou muito de perto esta publicação. «José Ribeiro esteve oito anos a recolher elementos para este livro, reunindo um acervo documental que é um desafio para que outros trabalhem questões nele abordados» afirmou, acrescentando: «Vê-se no José Ribeiro uma espécie de projecção do sonho de José Manuel Ferreira, que considerava a iluminação pública um importante factor para o progresso da sociedade torrejana. Essa foi a visão que acompanhou José Ribeiro – procurou sempre a luminosidade para perceber o mundo e um mundo mais luminoso do que o que encontramos.»
Visivelmente emocionado, o autor agradeceu a todos os que participaram na conclusão desta obra. «Sinto-me grato por entrar na vasta galeria de edições que a Câmara Municipal tem levado a efeito», afirmou José Ribeiro, concluindo «A publicação deste trabalho foi sempre uma luz que me alumiou».
«Fiz questão de estar aqui pois seria injusto não estar ao lado do José Ribeiro num dia como este», destacou António Rodrigues. «Percebi desde logo que este livro tem um significado invulgar porque reflecte um acto de amor, de solidariedade, de carinho e de ternura entre todos os que estiveram envolvidos nesta obra. E José Ribeiro sem dúvida que merece fazer parte do rol dos que deixam a sua sabedoria e o seu conhecimento expressos nas folhas de um livro».
Para o Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, estas publicações municipais são um factor diferenciador do município, sendo «no distrito o que melhor aproveita as memórias das pessoas», lançando por isso um desafio a que mais homens e mulheres sigam o exemplo deste autor. «José Ribeiro: para mim é que foi uma honra estar aqui hoje consigo e ter o seu nome no rol de escritores torrejanos. Esta porta está sempre aberta para si», concluiu.
O livro descreve a saga de uma família do Minho, iniciada com a chegada a Torres Novas do industrial António Manuel Ferreira, detentor de um importante empório comercial. António Ferreira participou activamente na vida local, a nível social, político e associativo. Com uma extraordinária capacidade de visão e de risco, e informado sobre o mundo, o sobrinho José Manuel Ferreira teve sempre como grande desejo a iluminação pública em Torres Novas. E esta foi uma grande e longa luta, com muitas tentativas goradas. Esta história, e muitas outras que se lhe seguiram, estão presentes neste livro, à venda na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.
--------------------------------------------------------------