quinta-feira, 11 de março de 2010

Eventos

Reconstituição da última reconquista cristã de Santarém arranca com as Festas da Cidade
A reconstituição da última reconquista cristã de Santarém, por D. Afonso Henriques em 1147, envolvendo milhar e meio de alunos do concelho, marca, segunda-feira, o arranque das festas da cidade, que decorrem até dia 21.
Este ano em parceria com a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, as Festas da Cidade de Santarém vão decorrer em parte na Casa do Campino, estendendo-se as iniciativas pelo espaço da antiga feira até à praça de touros.
A abertura oficial do que a autarquia quer que seja "um grande evento" está marcada para o final da tarde de quinta-feira, numa iniciativa que contará com a participação dos Romeiros de S. José, campinos e acordeonistas.
Os participantes partem da entrada sul da cidade até ao busto de Celestino Graça (grande impulsionador do folclore ribatejano), junto à praça de touros, onde será entregue a medalha de ouro da cidade ao Grupo Académico de Danças Ribatejanas.
Até domingo (21 de Março), o antigo campo da feira vai receber concertos musicais, espectáculos de folclore, corridas de touros, desfile de campinos, manifestações desportivas, artesanato proveniente de todo o país, tasquinhas e restaurantes (estes na Casa do Campino).
Não esquecendo a vertente religiosa das festividades do concelho, que tem o seu feriado no dia 19 de Março, o programa inclui a realização de uma procissão e missa em honra de S. José, durante a qual será feita a apresentação pública do recém-criado "Coro dos Pequenos Cantores de S. Francisco", seguindo-se a entronização e bênção à Irmandade dos Romeiros de S. José.
Para o dia da cidade está agendado um concerto com os Hands on Aproach e Jim Dungo, à noite, seguido de largada de touros e concerto de bandas de garagem de Santarém.
Durante o dia realiza-se um mercado tradicional, iniciativa dos ranchos folclóricos do concelho (que repete sábado), torneio de futebol, campeonato de chinquilho, prova livre de equitação à portuguesa, demonstrações de capoeira e karaté, danças de salão e treino do Grupo de Forcados Amadores de Santarém.
Na véspera à noite, realiza-se a final do Concurso de Fado Amador do Ribatejo e Oeste, que conta com a participação de Maria Azóia, seguido de um concerto pelo grupo Makongo, actuação das Tunas Académicas da cidade e largada de touros.
As festas terminam dia 21 com uma corrida de touros e a eleição da Rainha das Vindimas do concelho.
-------------------------------------------------------------