segunda-feira, 29 de março de 2010

Autarquias

Presidente da Câmara de Tomar convoca povo para reunião relacionada com a Festa dos Tabuleiros
O presidente da Câmara de Tomar, Corvêlo de Sousa, já anunciou a convocatória para a reunião do povo que vai decidir da realização da Festa dos Tabuleiros em 2011 e escolher o respectivo mordomo. A reunião, aberta a todos os munícipes interessados, sejam naturais ou residentes no concelho, e em que todos têm direito de voto, terá lugar, como é tradição, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no próximo dia 9 de Abril, uma sexta-feira, pelas 21 horas.
Se for essa a decisão do povo, a próxima Festa dos Tabuleiros deverá realizar-se no início de Julho de 2011, quatro anos depois da edição mais recente, em 2007, que atraiu a Tomar algumas centenas de milhar de pessoas, em especial no dia do Cortejo Principal, com os tabuleiros desfilando pelas ruas da cidade à cabeça das mulheres oriundas das 16 freguesias do concelho.
Escolhido o mordomo, este irá constituir a comissão que organizará os festejos e que começará de imediato a trabalhar. Falta pouco mais de um ano e montar uma festa que envolve praticamente todas as famílias da cidade e do concelho implica um esforço muito grande, milhares de horas a fazer flores de papel e a montar tabuleiros e uma organização rigorosa para que a magia inunde Tomar durante aquela semana.
Festividade única no mundo, a origem da Festa dos Tabuleiros remonta ao Culto do Espírito Santo, instituído no século XIV, mas nela se vislumbram as origens remotas das antigas festas das colheitas, seja pela profusão de flores, seja pela presença do pão e das espigas de trigo nos tabuleiros.
------------------------------------------------------------