domingo, 21 de março de 2010

Desporto - Triatlo

João Pedro Silva e a russa Alexandra Razarenova triunfam no III Triatlo do Ribatejo entre Alpiarça e Santarém
João Pedro Silva, do Clube Olímpico de Oeiras conquistou o primeiro lugar da 3ª edição Triatlo do Ribatejo, que teve lugar esta manhã, dia 21, entre Alpiarça e Santarém. A prova, a primeira da época e a pontuar para a Taça de Portugal esteve integrada nas Festas de S. José, a decorrer em Santarém, no Campo Emílio Infante da Câmara.
Em segundo lugar ficou o triatleta de elite que se estreou pelo Clube Desportivo "Os Águias", Duarte Marques.
O terceiro a cortar a meta foi o campeão nacional, Bruno Pais do SLB, que apesar de ter sido desclassificado e de ter levado cartão vermelho por não cumprir algumas regras decidiu levar a prova até ao fim. A posição conquistada pelo vencedor do ano passado foi assim ocupada pelo russo Nicolay Yaroshenko, que cortou a meta na quarta posição.
Na categoria feminina, as atletas da selecção russa (que se encontram a estagiar em Rio Maior dominaram os três primeiros lugares. A primeira a cortar a meta, em Santarém foi Alexandra Razarenova, depois na 2ª posição, Eugeniya Sukhoruchenkova e na 3ª posição, Elena Danilova.
O III Triatlo do Ribatejo, Alpiarça – Santarém, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Alpiarça, da SCALABISPORT, EEM, da Federação de Triatlo de Portugal e do Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça, com o apoio da Câmara de Santarém bateu o recorde de participação com 330 atletas, dos quais 300 de nacionalidade portuguesa, 10 de nacionalidade russa e 20 de nacionalidade espanhola (oriundos de Badajoz e Sevilha), relativamente à edição de 2009, onde alinharam cerca de 250 na partida.
A prova que culminou em Santarém foi composta por um percurso de natação de 750 metros, na albufeira dos patudos, em Alpiarça, seguindo-se um segmento de ciclismo de 19.600 metros entre Alpiarça e Santarém e 4.940 metros de corrida até à meta, instalada no largo da Escola Prática de Cavalaria, perto da Câmara Municipal.
Os atletas tiveram de dar três voltas a um circuito no centro histórico da cidade, com passagem pela rua Serpa Pinto, praça Visconde Serra do Pilar, ruas 1.º Dezembro e Capelo e Ivens e largo do Seminário, antes da chegada ao parque de transição/meta.
----------------------------------------------------------------