quarta-feira, 10 de março de 2010

Sociedade


“Máquina do Tempo” realiza sonho do André
A primeira visita oficial ao Convento de Cristo recorrendo ao Guarda Roupa Sam Levy foi especial. Por ser a primeira, mas sobretudo porque fez parte de um dia de sonho que o André e os seus amigos passaram em Tomar.
O pedido chegou à Câmara Municipal de Tomar via Terra dos Sonhos, uma associação sem fins lucrativos cujo fim principal é a realização dos sonhos de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crónicas, nalguns casos em fase avançada. A ideia era proporcionar um dia de sonho ao André, um menino de 10 anos, que mora no Baleal, Peniche, privado da plena qualidade de vida por causa de uma doença crónica do foro urológico.
A equipa de sonho, constituída pelas voluntárias Ana Gomes e Joana Pimpim, identificaram, com a ajuda da professora do André, o gosto deste pela História. “O André por vezes surpreende os colegas com alguns conhecimentos sobre o tema”, referiu a professora. Nesse mesmo dia, Ana Gomes e Joana Pimpim cruzaram-se no jornal com um artigo sobre o projecto Máquina do Tempo e o que inicialmente foi um "click", deu origem à vinda do André e da sua turma a Tomar.
O momento alto aconteceu no Convento de Cristo e foi proporcionado pelo guarda roupa Sam Levy. Foi a primeira visita oficial de uma turma ao Convento de Cristo, recorrendo a este importante elemento pedagógico do projecto Máquina do Tempo. O entusiasmo de todos os meninos e meninas foi o melhor retorno desta visita, quer para a equipa de sonho, professora, amigas da família e mãe do André, que também esteve presente, quer para o coordenador da Máquina do Tempo, Eduardo Mendes.
Outros momentos contribuíram para que a sexta-feira passada fosse um dia único e memorável, especialmente para o André e para os seus amigos. A recepção foi no Hotel dos Templários e dali a partida para uma visita guiada, também pelo professor Eduardo Mendes a Tomar. Mouchão e a Roda, Ponte Velha e Levada, Corredoura e Praça da República, dando mais atenção à Igreja de S. João Baptista, foram motivo para contar histórias e recordar lendas, proporcionando, apesar da chuva intensa, momentos encantados.
“Acreditamos na força inspiradora e transformadora dos pequenos momentos únicos, como motor de melhoria da qualidade de vida das crianças e dos familiares e amigos que convivem de perto com estas realidades.” A convicção da Terra dos Sonhos confirmou-se mais uma vez, agora em Tomar.
--------------------------------------------------------------------