terça-feira, 9 de março de 2010

Cultura


Exposição “A Minha Escola Adopta um Museu, um Palácio, um Monumento…”, vai estar patente no Núcleo Museológico S. João de Alporão em Santarém
O Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia - S. João de Alporão da Câmara de Santarém recebe, a partir do dia 19 de Março, os trabalhos vencedores da 4ª edição do concurso “A minha escola adopta: um museu, um palácio, um monumento…”.
Esta exposição itinerante é inaugurada no dia 19 de Março, às 15h30 e vai estar patente, no Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia, - S. João de Alporão, em Santarém, até 14 de Abril.
Este concurso, promovido conjuntamente pelo Instituto de Museus e da Conservação (IMC), Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação e Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), tem como objectivo estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial do nosso País, dinamizando o contacto das escolas com os museus e os monumentos, procurando sensibilizar os públicos mais jovens para o conhecimento, a conservação e valorização do património cultural. Consiste na elaboração de trabalhos criativos a partir de testemunhos dos acervos dos museus e monumentos e é dirigido a alunos dos ensinos básico e secundário.
A concurso estiveram 61 escolas do Continente e Madeira, tendo-se registado o envolvimento de mais de 100 professores. Os trabalhos concorrentes situaram-se no domínio das artes plásticas, multimédia, texto, vídeo, fotografia e artes performativas.
A 4ª edição deste concurso culminou com a apresentação dos trabalhos premiados e a entrega dos prémios no Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha, no dia 18 de Maio de 2009 – Dia Internacional dos Museus.
------------------------------------------------------------------------