terça-feira, 23 de março de 2010

Autarquias



-----------------------------------------------------
Projecto de construção do Centro Escolar de Alcanena suspenso
Com ausência justificada da vereadora Renata Henriques (PSD/CDS) e com a primeira participação da vereadora Isabel Luís (ICA), que substitui o vereador João Silva que pediu a suspensão do mandato por sessenta dias, realizou-se esta segunda-feira uma reunião do executivo da câmara de Alcanena.
No período antes da ordem do dia, houve várias questões colocadas pelos vereadores da oposição (ICA) à presidente do executivo. Entre os quais Marcelino Camacho, colocou a questão sobre o arranque de obras previstas para o ano de 2010, os quais já existem projectos elaborados no período do mandato anterior como são os casos dos Centros Escolares de Alcanena e de Minde e a requalificação das Estradas Nacionais onde se englobam geograficamente áreas do concelho.
Fernanda Asseiceira, respondeu dizendo que o Centro de Alcanena, conforme o projecto elaborado pelo anterior executivo não é aceite pelo actual mandato. Justifica a edil que o local que foi definido (por detrás do actual Ciclo), não se enquadra para a construção daquele tipo de empreendimento, orçado em cerca de três milhões de euros, adiantando ainda que há outras causas, como a passagem de uma linha de água, que pode no futuro colocar em causa a construção do empreendimento. Estão a ser estudadas pelos técnicos soluções para a situação, afirmou a Presidente.
Questionada também sobre a situação da EN 360 que liga Alcanena e a Moita, término do concelho de Alcanena, Fernanda Asseiceira afirmou, que o projecto herdado do anterior executivo, tem várias “dúvidas” relacionados com vários pontos existentes naquela estrada, os quais têm de ser bem analisados. Não se sabe no concreto que terrenos particulares vão ser afectados, disse Asseiceira. Estão mobilizados técnicos para avaliar a situação, adiantando que está altamente preocupada com o cumprimento das taxas de execução que são exigidas para efeitos de comparticipações.
A vereadora Isabel Luís (ICA), questionou também a presidente do município, sobre a instalação de um PT num local da freguesia de Louriceira, o qual, está a existir insatisfação de vários moradores residentes no local da instalação do mesmo. A presidente, disse desconhecer a situação, afirmando, que iria inteirar-se do caso através da Junta de Freguesia.
---------------------------------------------------