terça-feira, 23 de março de 2010

Cultura


“Lago dos Cisnes” no Teatro Virgínia em Torres Novas
O príncipe Siegfried completou 21 anos e a rainha, sua mãe, decidiu que no baile de aniversário, ele deveria escolher uma noiva. O príncipe vai comemorar com os amigos e resolve sair para caçar à noite. No lago repleto de cisnes, prepara-se para disparar, quando vê todos os a pássaros transformarem-se em lindas princesas…
Baseado no bailado O Lago dos Cisnes, este projecto coreográfico tem, entre outros objectivos, criar uma oportunidade para trabalhar com pessoas acima dos 50 anos, com ou sem experiência nas artes performativas. Assim, além de incentivar esse público a uma participação mais activa, pretende-se também sensibilizá-lo para aspectos como a experiência artística e o movimento.
A performance final é o resultado de um trabalho que passa pela experiência do movimento, o contacto com a música do bailado (que foi remisturada), o uso de memórias de vida como referência no processo e o trabalho em grupo.
O projecto foi desenvolvido com um grupo seleccionado fixo, e em cada local de apresentação será criado um novo grupo de trabalho, que durante um workshop de uma semana, é integrado no espectáculo final. O whorshop vai decorrer durante toda a semana com um grupo de 12 pessoas de idade maior e o espectáculo final será apresentado no próximo Sábado, dia 27 de Março, às 21h30.
A peça tem concepção e encenação: Alberto Magno, com recriação baseada na coreografia de: Marius Petipa e música de Piotr Tchaikovsky.
-----------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------