segunda-feira, 15 de março de 2010

Sociedade

Tomar integra Projecto “Redes do Tejo” contra a pobreza e exclusão social
Tomar integra os nove municípios do Médio Tejo que vão, conjuntamente, no âmbito da Plataforma do Médio Tejo e da União das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, candidatar-se ao Programa Nacional do AECPES - Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
A candidatura designa-se “Redes do Tejo” e tem a finalidade de afirmar e desenvolver as redes sociais, para que estas sejam efectivos fóruns de integração e desenvolvimento social. Esta experiência permitiu um salto qualitativo na intervenção social e existe a convicção, por parte dos parceiros, que a Plataforma do Médio Tejo será uma referência nacional pela atitude pró-activa de mudança, rentabilização de esforços e inovação social. São parceiros deste projecto Abrantes, que lidera o processo, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Este trabalho conjunto segue a linha definida pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, que decidiram instituir o ano 2010 como o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Definiram como objectivo o empenho da União e de cada Estado membro na Solidariedade, na Justiça Social e no aumento da coesão, exercendo um impacto decisivo na erradicação da pobreza. Em Portugal foi criado o programa que visa apoiar projectos e actividades que sensibilizem a opinião pública para estas questões e transmitir a mensagem de que a pobreza e a exclusão social são consequências de um modelo de desenvolvimento injusto.
Este programa foi apresentado pela Segurança Social, numa reunião extraordinária da Plataforma Supra-concelhia do Médio Tejo, realizada em Santarém. No final da reunião e após alguns contactos dos parceiros que constituem esta Plataforma Supra-concelhia houve o entendimento de realizar uma candidatura conjunta a este programa.
Concertar um projecto supra concelhio, no âmbito da pobreza e exclusão social, foi claramente um desafio ambicioso dos Técnicos que dinamizam as Redes Sociais de cada concelho. Depois de muito trabalho em parceria, foi possível concretizar este desafio, onde imperou a confiança, cooperação, solidariedade e maturidade democrática, que dominou em todo o processo negocial.
-------------------------------------------------------