sexta-feira, 19 de março de 2010

Sociedade

Municípios integrantes da Plataforma da Rede Social do Médio Tejo e IPSS vão assinar compromisso contra a pobreza
Nove municípios que integram a Plataforma da Rede Social do Médio Tejo e a União das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, estabelecem 2ª feira, dia 22 de Março, pelas 10h30, no Cine Teatro S. Pedro em Abrantes, um compromisso conjunto de afirmação do projecto “Redes do Tejo”, subjacente ao Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social – PNAECPES.
Abrantes – município que lidera o processo, por entendimento entre todos os parceiros -, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha vão comprometer-se, através de um acordo de parceria, a iniciar um projecto supraconcelhio, no âmbito da pobreza e exclusão social.
O projecto “Redes do Tejo” torna-se assim numa inédita referência nacional pela atitude pró-activa de mudança, materializada na união das entidades envolvidas, rentabilização de esforços, inovação social e, fundamentalmente, de trabalho em parceria e em rede.
Os parceiros comprometem-se a trabalhar numa perspectiva de conjugação de esforços e recursos, com vista a “colmatar as dificuldades com que inúmeras pessoas e instituições se deparam, de modo a minimizar e combater eficazmente a pobreza e a exclusão social e sensibilizar todos os agentes do território em causa”.
A promoção de actividades de solidariedade, a dinamização das redes sociais de cada concelho, a realização da feira social e do mês da solidariedade e acções de sensibilização e informação são, entre outras, algumas das actividades a realizar a partir de agora, com vista à persecução dos objectivos inerentes a este projecto e à linha orientadoras do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social.
Este projecto foi alvo de uma candidatura conjunta ao PNAECPES. Embora careça ainda de aprovação, entenderam os parceiros assumir a sua realização.
O compromisso será assinado durante a cerimónia oficial de abertura do FNATES, Festival Nacional de Teatro Especial, na presença da Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais.
--------------------------------------------------------------