sábado, 20 de março de 2010

Certames


Festival Gastronómico celebra Rio Tejo
Dezoito restaurantes do concelho de Santarém e uma oferta variada de pratos feitos à base de peixe do Tejo vão caracterizar o Festival Gastronómico do Rio, que vai decorrer de 27 de Março a 11 de Abril. O jantar de lançamento, teve lugar hoje, dia 19 de Março, Feriado Municipal, durante as Festas de S. José.
A Taberna “O Restaurante do Quinzena”, presente nas festas, foi o local escolhido para apresentar mais uma edição deste festival onde os pratos como o sável frito, o arroz de lampreia, a fataça na telha, as enguias fritas com açorda de tomate, a fritada de peixe do rio, a açorda de sável à moda dos avieiros ou a sopa de peixe à moda dos avieiros, entre muitos outros, vão estar em destaque durante 16 dias. A acompanhar não vão faltar os vinhos ribatejanos e os doces conventuais. Estiveram presentes, os vereadores da Câmara de Santarém, João Serrano, responsável pela Candidatura Avieira a Património Nacional, Paulo Oliveira da ARESP – Associação da Restauração e Similares de Portugal, Cruz Marques, da Confraria Gastronómica do Ribatejo entre muitos outros.
Manter vivas as tradições dos Avieiros, que ao longo de uma extensa faixa nas margens do Tejo e do Sado deixaram as suas marcas culturais, nomeadamente através de uma gastronomia mista de sobriedade e trabalho árduo, constitui o mote da candidatura da cultura Avieira a Património Nacional, à qual o Município de Santarém se associou desde o primeiro instante.
Segundo João Serrano, responsável pela Candidatura Avieira a Património Nacional “é nosso objectivo criar um novo destino turístico no país com base no rio Tejo. A ideia é tentar que as populações voltem a olhar para o Tejo como um grande eixo cultural”.
João Serrano, frisou que “a Candidatura Avieira a Património Nacional é um projecto cultural único no país e na Europa”, acrescentando que, “se formos bem sucedidos o passo seguinte é levar esta cultura ao Parlamento Europeu para afirmarmo-nos como ribatejanos”.
O responsável pela Candidatura Avieira a Património Nacional, adiantou ainda que a Casa do Campino vai acolher nos dias 7,8 e 9 de Maio, o I Congresso de Cultura Avieira.
Para o dia da abertura, dia 7, está já confirmada a presença da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas. O Festival do Rio, que já vai na sua 5 ª edição, está integrado na Marca Sabores & Saberes do Ribatejo, organizado pela autarquia local tem como objectivo afirmar a capitalidade de Santarém no campo da gastronomia, assim como homenagear as gentes do Tejo e fomentar os pratos típicos do concelho.
O visitante pode usufruir destes “sabores únicos” em vários restaurantes aderentes, cuja lista poderá ser consultada em www.cm-santarem.pt, assim como os patrocinadores.
------------------------------------------------------------------