sexta-feira, 19 de março de 2010

Certames


Câmara de Torres Novas organiza XXIV Festival Gastronómico do Cabrito
A Câmara Municipal de Torres Novas, através do Gabinete de Turismo, organiza entre os dias 27 de Março e 18 de Abril a XXIV edição do Festival Gastronómico do Cabrito.
Entre as especialidades gastronómicas estão o cabrito à padeiro, cabrito na púcara, cabrito assado no forno com arroz de miúdos, ensopado de cabrito, cabrito na brasa com miga ou caldeirada de cabrito. A doçaria regional acompanhará este festival, com especial relevo para a utilização de frutos secos, típicos da região. Entre as receitas a provar estão o característico arroz doce, pudim de ovos com amêndoa, doce de ovos com noz, pudim de amêndoa, bolo de frutos secos, boleima de figo ou miga de amêndoa.
Entre os restaurantes aderentes contam-se Hotel de Torres Novas; Restaurante Aquário; Restaurante Nersant; O Babalhau Brasas, o Solar da Valada, O Lamego; O Ritonicho; Brisa d’Aire; 7 IN; Cervejaria Torres; Artur’s; O Lagareiro; Tasquinha da Avó Tó.
Esta é uma excelente oportunidade para os apreciadores de gastronomia tradicional degustarem pratos típicos da região de Torres Novas, cujos sabores resultam em grande parte das características únicas de flora, clima e solo do Parque Natural da Serra D’Aire e Candeeiros, a norte do concelho.
A distinta confecção do cabrito em terras torrejanas foi mesmo merecedora de registo por parte do escritor José Saramago, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998, na obra «Viagem a Portugal»: «O Viajante... pode aqui declarar que em Torres Novas conheceu, e disso se aproveitou, o mais maravilhoso cabrito assado de toda a sua vida. Como se chega a tal obra-prima de culinária não sabe o viajante, que nisso não é entendido. Porém, confia no seu paladar, que tem discernimentos de sábio infalível, se os há.»
---------------------------------------------------------------------