segunda-feira, 15 de março de 2010

Educação e Ensino

Instituto Politécnico de Tomar assina protocolo de cooperação com Universidade de Salamanca
O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) assinou no passado dia 11 de Março, em Salamanca, um protocolo de cooperação com a Universidade de Salamanca que prevê a criação de um Mestrado em Inovação e Desenvolvimento Empreendedor que deverá contar com cerca 60 alunos. 30 de cada país.
Este Mestrado representa o primeiro projecto no âmbito do protocolo que visa a promoção e desenvolvimento da educação e da investigação científica.
O Mestrado está orientado para a formação profissional de especialistas e de pessoas interessadas no desenvolvimento e capacitação de empreendedores. O modelo teórico que subjaz está baseado nas seguintes variáveis: conteúdos de carácter interdisciplinar, uma metodologia activa e participativa em que a mesma se compagina nas classes presenciais com o trabalho individual e grupal; um elenco de docentes que abarque tanto o ponto de vista académico como o ponto de vista profissional, assim como os provedores de serviços e as organizações públicas. Um Mestrado que busca tanto o saber, como o saber - fazer, assim como a mudança nas atitudes, ou como dizer, um mestrado baseado nas competências e cujo objectivo é cobrir a crescente necessidade social de dispor de profissionais devidamente capacitados, que interviessem nos processos de fomento, desenvolvimento, acesso e desenvolvimento do empreendedorismo.
O desenvolvimento do mesmo fundamenta-se em três elementos fundamentais a trabalhar: conhecimento, habilidades e atitudes. Um Mestrado de carácter eminentemente aplicado e prático donde o aspecto fundamental da formação é o saber fazer. A docência se desenvolverá de forma semi-presencial, e metodologicamente sustenta-se sobre um ambiente virtual de ensino aprendizagem.
Destina-se a profissionais em actividade que desejem ampliar os seus conhecimentos e a capacidade empreendedora:
- Licenciados em gestão dos recursos humanos e comportamento organizacional, licenciados em ciências políticas, direito, direcção e administração de empresas, gestão, engenharia, economia, psicologia, sociologia, entre outros Especialistas.
Para além da Universidade de Salamanca, o IPT já firmou protocolos com mais três instituições académicas espanholas, nomeadamente: a Universidade Complutense de Madrid; a Universidade Politécnica de Barcelona e a Universidade de Sevilha.
--------------------------------------------------------------------