sexta-feira, 5 de março de 2010

Ciência e Tecnologia

Escolas Secundárias de Santarém projectam “Veículo Eléctrico do Futuro”
As Escolas Secundárias Ginestal Machado e Sá da Bandeira de Santarém estão a desenvolver projectos sobre mobilidade eléctrica para o concurso “Desafio. E – Imaginar a Mobilidade do Futuro”. O objectivo é criar uma proposta inovadora e criativa para projectarem um “Veículo Eléctrico do Futuro” tendo em conta o desenvolvimento de uma rede de carregamento, veículo, bateria, produção de energia, integração de tecnologias de informação e comunicação, redes eléctricas inteligentes, assim como integração com os transportes públicos e com o espaço urbano.
O concurso, uma iniciativa da INTELI está a ser dinamizado pela Divisão de Resíduos e Promoção Ambiental da Câmara de Santarém e surgiu no âmbito da adesão da autarquia local ao Programa Nacional para a Mobilidade Eléctrica em Portugal (MOBI.E) e à rede piloto que vai ser implementada em 25 municípios, entre os quais Santarém.
Para o concurso estão inscritas três equipas: Energy Team e Tension Team, da Escola Secundária Sá da Bandeira e Clean Future da Escola Secundária Ginestal Machado.
Além da participação em workshops sobre o tema “Da ideia ao Futuro”, as equipas vão na próxima terça-feira, dia 9 de Março, visitar o Centro de Engenharia do CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, situado na Maia.
O “Desafio. E – Imaginar a Mobilidade do Futuro” iniciou a sua competição em Outubro de 2009 com as equipas dos municípios de Santarém, Aveiro, Coimbra, Leiria, Portalegre, Torres Vedras, Vila Nova Gaia, Vila Real e Viseu e culminará em Junho deste ano, com entrega dos trabalhos e a eleição da equipa que melhor projectar o “Veículo Eléctrico do Futuro”.
-------------------------------------------------------------