segunda-feira, 29 de março de 2010

Saúde

Agrupamento de Centros de Saúde do Ribatejo vai abrir duas novas Unidades de Saúde Familiar
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Ribatejo abre, no próximo dia 05 de Abril, duas novas Unidades de Saúde Familiar (USF) em Santarém, que irão abranger um total de 27 000 utentes.
Estas USF, que se juntam a outras duas já em funcionamento no concelho de Santarém (em S. Domingos e em Pernes), vão abrir em instalações provisórias, já que o objectivo é instalar estes serviços nas antigas instalações do Centro da Área Educativa (CAE) da Lezíria e Médio Tejo.
O presidente do ACES Ribatejo, Carlos Ferreira, disse à agência Lusa que, ao contrário do previsto, as obras de adaptação da vivenda que albergava o CAE exigem visto do Tribunal de Contas, pelo que foi decidido avançar para instalações provisórias para não adiar mais a implantação destas duas USF.
A USF do Planalto, que irá servir uma população de 14 500 utentes (da cidade), com 10 médicos (dois deles a meio tempo), oito enfermeiros e seis assistentes técnicos, vai funcionar nas instalações que têm acolhido o Centro de Saúde de Santarém, no edifício da Misericórdia.
A USF Almeida Garrett, com seis médicos, sete enfermeiros e seis assistentes técnicos, vai abranger 12 500 utentes (da zona urbana de S. Domingos e freguesias de Abitureiras, Almoster, Moçarria, Póvoa da Isenta, Ribeira de Santarém, Vale de Santarém e Várzea), ficando provisoriamente na extensão de saúde de S. Domingos.
O concelho de Santarém passará a dispor de quatro USF, estando já em funcionamento a de S. Domingos, que serve 16 500 utentes, e a do Alviela, para 13 000 utentes de Pernes, Vaqueiros, Arneiro e Tremês, ficando por cobrir a zona entre Amiais e Alcanede, com cerca de 7 000 utentes, afirmou.
Carlos Ferreira disse à Lusa que os cinco concelhos abrangidos pelo ACES Ribatejo - Santarém, Cartaxo, Rio Maior, Golegã e Azambuja, uma área com 1.352 quilómetros quadrados e 151 362 utentes inscritos - terão em breve uma cobertura a nível de cuidados de saúde primários a 100 por cento, ainda que 12 000 utentes sejam servidos de médico de família através de empresas de prestação de serviços.
Além das duas USF (estruturas que se formam por iniciativa dos médicos e que permitem garantia de consulta a qualquer um dos utentes inscritos, mesmo na falta do seu médico de família) que vão entrar em funcionamento dia 05, há mais duas candidaturas em curso, na Golegã e Rio Maior, com previsão de abertura a curto prazo, disse.
O ACES Ribatejo tem também a funcionar três Unidades de Cuidados na Comunidade, das sete aprovadas a nível nacional em Dezembro, estando prevista a abertura de uma quarta em abril na Azambuja e de uma quinta na Golegã, permitindo a cobertura a 100 por cento da área abrangida com prestação de cuidados ao domicílio e educação para a saúde, entre outros.
As USF funcionam das 08:00 às 20:00 nos dias úteis, passando o Atendimento Complementar de Santarém a estar aberto apenas aos fins-de-semana e feriados das 09:00 às 21:00, na unidade de S. Domingos, afirmou.
"Numa reunião com o Hospital de Santarém, comprovámos que esta reorganização provocou uma alteração de paradigma no recurso às Urgências, sendo agora de 70 por cento os casos que realmente justificam a ida a este serviço hospitalar quando anteriormente eram de 70 por cento os que não justificavam", disse Carlos Ferreira.
------------------------------------------------------------------