quarta-feira, 31 de março de 2010

Sociedade

Populações da zona de Alcanede mobilizam-se para a Marcha de Protesto desta quinta-feira sobre o mau estado da ER 361
As populações da zona de Alcanede e Amiais de Cima, Santarém, promovem quinta-feira uma marcha entre as duas localidades, para protestarem contra o mau estado da estrada regional 361.
Segundo Paulo Coelho, um dos coordenadores da iniciativa, a acção de protesto vai juntar manifestantes em "marcha lenta" em motos, tractores, camiões e jipes e será a primeira que este movimento quer realizar até à resolução do problema.
A marcha vai ter início às 17:00 na zona de Amiais de Cima e vai culminar na zona central da freguesia de Alcanede, onde será divulgado o número de subscritores de uma petição que pretende levar o assunto ao Parlamento.
Os manifestantes exigem a repavimentação da estrada 361, que liga Alcanena a Alcanede, e que, segundo Paulo Coelho, está em "más condições" há mais de 15 anos.
"Esta é uma via privilegiada de acesso norte às freguesias de Abrã, Amiais de Baixo e Alcanede, quer para as populações quer para as empresas que aqui estão sediadas", frisou.
A coordenação do movimento recebeu já alguns esclarecimentos por parte da empresa Estradas de Portugal (EP), responsável pela estrada, dando a garantia de que o concurso para a repavimentação da estrada seria aberto até final de Março.
Em documento enviado aos promotores da iniciativa, a que a Lusa teve acesso, o director de estradas de Santarém, Alcindo Cordeiro, explica que o projecto de beneficiação e rectificação da estrada regional 361 será executado em duas fases, uma primeira entre Alcanede e o limite do concelho de Santarém, em Amiais de Cima (quilómetro 61), e numa segunda fase entre esta zona e o concelho de Alcanena.
No entanto, Alcindo Cordeiro explica que, no caso do segundo troço de estrada, o projecto inclui a rectificação de algumas curvas que estão dentro do perímetro da Rede Natura 2000 e do Parque Natural das Serras d'Aire e Candeeiros (PNSAC) e que, por isso, as obras precisam de parecer prévio do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).
O responsável da delegação regional de Santarém da EP esclarece ainda que o Plano de Pormenor do PNSAC está em fase de revisão e que, nesta altura, o INCB não pode emitir pareceres até à aprovação definitiva do documento ou até 150 dias úteis após a sua entrega.
Na mesma carta, a EP admite "o aumento do estado de degradação do pavimento" entre Alcanede e Amiais de Cima, mas refere que "não compromete no entanto as condições mínimas de circulação e segurança rodoviária".
------------------------------------------------------------------------------