terça-feira, 23 de março de 2010

Cultura

Mação recebe “Programa Intensivo de Gestão do Património Cultural”
Mação acolhe até ao próximo sábado, 27 de Março, mais uma edição do Programa Intensivo de Gestão Global do Património Cultural. São 11 dias de importantes intervenções e debates referentes à Gestão do Património Cultural.
Este ano, o tema central do Programa Intensivo foca os Serviços de apoio ao Património Cultural e a qualidade que oferecem aos visitantes.
Dezenas de estudantes e especialistas de vários pontos do Mundo participam neste iniciativa, que começou no dia 17 de Março, no Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo.
O Programa Intensivo é coordenado pelo Instituto Politécnico de Tomar, em parceria com uma rede de Universidades e Centros de Investigação de vários países europeus e apoiada pela Comissão Europeia. Conta também com o apoio da Câmara Municipal de Mação e funciona ainda em estreita parceria com a HERITY, uma organização não governamental que se ocupa da certificação da qualidade de gestão neste sector e que foi, para o efeito, reconhecida pela UNESCO.
Refira-se que este Programa Intensivo foi distinguido pela Comissão Europeia em 2008 com o Prémio Ouro do Programa Erasmus e como um dos 20 melhores casos de sucesso académico na Europa. Debruça-se sobre quatro áreas essenciais: o Valor dos bens culturais, a sua Conservação, a qualidade da Comunicação desses bens ao público e os Serviços complementares que apoiam o usufruto dos bens culturais.
-------------------------------------------------------------------------