segunda-feira, 22 de março de 2010

Sociedade

Secretária de Estado da Igualdade disse em Abrantes que a tutela quer “combater todo o tipo de descriminações”
A secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, afirmou hoje em Abrantes que a tutela quer “combater todo o tipo de discriminações”, tendo acrescentado que a sociedade portuguesa vive hoje “desafios sem precedentes”.
A governante, que presidiu à cerimónia de constituição de uma plataforma de redes sociais criada no Médio Tejo para combater a pobreza e a exclusão social, afirmou que a sociedade portuguesa “tem perdido porque não tem aproveitado os recursos humanos de pessoas que, por terem esta ou aquela característica, têm sido marginalizadas e isso faz com que toda a sociedade perca”.
Segundo a secretaria de estado, “propõe-se combater todo o tipo de discriminação”, tendo afirmado que “a consciência das desigualdades é o motor” de várias iniciativas” que visam “uma maior igualdade entre homens e mulheres”.
“Uma maior igualdade reforça a competitividade”, disse Elza Pais, à margem da abertura do Festival Nacional de Teatro Especial, para pessoas com deficiência, tendo defendido que “a felicidade melhora o desempenho”.
Discursando perante os responsáveis dos nove municípios que integram a Plataforma da Rede Social do Médio Tejo e da União Instituições Particulares de Solidariedade Social, que conceberam o programa “Redes do Tejo”, Elza Pais afirmou ser um “privilégio” assistir a um momento que considerou de “solidariedade, de estabelecimento de pontes e em que as autarquias, em rede, dizem presente ao combate à pobreza e à exclusão social”.
“Quando Portugal quer fazer o bem, empenha-se e a mudança acontece”, disse a governante, tendo defendido “uma vida onde o direito à felicidade se pode transformar numa realidade”.
“O caminho para a inclusão de todas as pessoas assenta nas parcerias, complementaridade e partilhas, numa lógica de igualdade, solidariedade e liberdade”, concluiu.
Abrantes, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha são os concelhos que integram a Plataforma da Rede Social do Médio Tejo e que hoje assumiram o compromisso conjunto de afirmação do programa “Redes do Tejo”, um projecto de parceria supra concelhio liderado por Abrantes no âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social, que pretende “combater a exclusão com um trabalho em parceria”.
A promoção de actividades de solidariedade, a dinamização das redes sociais de cada concelho, a realização da feira social e do mês da solidariedade e acções de sensibilização e informação são, entre outras, algumas das actividades a realizar.
--------------------------------------------------------------------