domingo, 21 de março de 2010

Política


Deputado António Filipe fez visita de trabalho ao concelho de Alcanena
Integrado numa iniciativa da Comissão Concelhia do PCP de Alcanena, o deputado António Filipe visitou o concelho de Alcanena, a fim de se inteirar dos problemas mais cruciais que afectam aquele concelho, como o desemprego, a desigualdade social e o ambiente.
O deputado comunista, acompanhado por vários dirigentes e militantes, deslocou-se a locais da freguesia de Minde onde se inteirou das riquezas morfológicas integrado no contexto histórico subterrâneo existente naquela região, como é o caso do Polje e na beleza natural do Parque Natural das Serras Aire e Candeeiros. A face negativa do ambiente também preocupou o dirigente comunista, como é a situação existente com a concentração dos resíduos sólidos perigosos no Covão do Coelho e situação grave que continua a persistir na Bacia do Alviela.
Ao fim da tarde, integrado na mesma iniciativa, realizou-se um encontro no Auditório Municipal, com as estruturas sindicais dos sectores têxtil e curtumes, associações de reformados, pequeno comércio e colectividades, o qual foi aberta à população em geral. Durante o encontro, foram denunciadas por dirigentes sindicais, várias ilegalidades que vão ocorrendo no concelho por parte de algumas empresas, com a retirada aos trabalhadores de direitos adquiridos consignados na contratação colectiva e também com situações de salários em atraso. Valdemar Henriques, coordenador da União dos Sindicatos de Santarém, adiantou na sua intervenção, que aquela estrutura está a elaborar um levantamento da situação social do distrito, que em princípio “não vai haver milagres”. Existem dívidas aos trabalhadores do distrito que rondam cerca de vinte milhões de euros, adiantou aquele dirigente sindical.
Valdemar Henriques, referindo-se a empresas emblemáticas do concelho de Alcanena, lamentou o encerramento de uma das maiores empresas do concelho (Motalca), com pergaminhos históricos da indústria dos curtumes. Referindo-se ainda à situação da empresa “Olimar”, que chegou a empregar cerca de 250 trabalhadores e que era uma referência a nível nacional do sector metalúrgico.
Sobre a problemática ambiental que continua a ser grave naquele concelho, alguns intervenientes afirmaram que não acreditam na resolução do problema ambiental, mesmo que sejam investidos os cerca dos dezanove milhões de euros previstos para o sistema de tratamento de resíduos existente no concelho.
António Filipe, comprometeu-se a apresentar no Parlamento e baseado em processos devidamente elaborados as questões e denúncias apresentados durante a visita de trabalho, acrescentando que vai questionar o Ministério do Trabalho pelo incumprimento das leis que estão a ser praticadas por algumas empresas do concelho .
--------------------------------------------------------------------