quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Eventos

Concelho de Tomar vai ter cinco dias de "folia"
Na cidade de Tomar e na aldeia de Linhaceira decorrem os dois pólos do Carnaval Templário, com corsos organizados mas abertos à participação de todos e com entradas gratuitas.
O Carnaval sempre foi uma tradição devidamente festejada no concelho de Tomar. Até há cerca de vinte anos atrás a cidade era mesmo palco de um corso de grande dimensão que atraía sempre grande número de foliões.
Quando esse acontecimento se perdeu na cidade, começou a ganhar forma na Linhaceira, o segundo maior aglomerado urbano do concelho, uma festividade própria que rapidamente se consolidou a nível regional.
Em boa hora a cidade resolveu retomar a tradição, realizando-se este ano a terceira edição do Carnaval organizado pela associação TomarIniciativas, ao mesmo tempo que a Linhaceira comemora os vinte anos daquele que é já o seu maior evento anual.
Razões mais do que válidas para a Câmara Municipal, que sempre tem apoiado estas iniciativas, propor que as mesmas se aglutinassem sob uma bandeira comum, não perdendo as suas especificidades, mas ganhando em dimensão e visibilidade.
Nasceu assim a denominação Carnaval Templário com o objectivo de levar ainda mais longe o eco de que a folia genuína, o bom humor e a saudável irreverência vão assentar arraiais em Tomar e na Linhaceira entre os dias 13 e 17 de Fevereiro.
A autarquia, aliás, apoia as entidades organizadoras com um valor de 28.500 euros (22 mil para a Tomar iniciativas e 6500 para a Associação Cultural e Recreativa da Linhaceira), a que acresce apoio logístico e de divulgação.
Este trabalho conjunto permitiu também garantir que os programas específicos não se sobrepusessem. Assim, os corsos principais terão lugar no domingo à tarde na Linhaceira e na terça-feira à tarde em Tomar. Haverá ainda bailes, arruadas, matiné infantil e uma porcalhada, culminando com o enterro do Carnaval.
De referir ainda que o Carnaval deste ano será monitorizado pelos Serviços de Turismo, através da Associação Portuguesa de Turismo Cultural, com o objectivo de identificar o impacto turístico do evento.
---------------------------------------------------------