quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sociedade


CGTP vai lançar “Acção Nacional Descentralizada”
A CGTP-IN, emitiu uma nota à comunicação social que tem em marcha uma "Acção Nacional Descentralizada" que, como o nome indica, vai decorrer por todo o país, até final do mês de Março. Tendo como lema “É HORA DE MUDAR”, a Acção da CGTP-IN tem como objectivo alertar a sociedade para a grave situação que o país e os trabalhadores atravessam e, sobretudo, para a urgência de se mudar de politica, lê-se na nota.
De facto, com a desculpa da crise internacional, o governo do PS, tem em marcha mais um plano que visa, como sempre, roubar nos salários, nas pensões e nos direitos sociais das populações para que os “empreendedores” responsáveis pelas actuais dificuldades continuem a engrossar os lucros e a acumular riqueza proveniente do suor alheio, acrescenta a CGTP.
Os trabalhadores já começaram a reagir pois não aceitam ser responsabilizados pelas consequências das erradas e injustas politicas até aqui seguidas.
No distrito de Santarém, fazendo fé nos dados recentemente divulgados pelo IEFP (viciados já se sabe), tínhamos em Dezembro 19.997 desempregados inscritos nos Centros de Emprego dos quais, mais de 1.500 estavam “ocupados”. Ou seja, estavam a ocupar outros tantos postos de trabalho existentes numa qualquer autarquia ou chamada instituição particular de solidariedade social mas a serem pagos pela Segurança Social, sublinha a nota daquela estrutura sindical.
Dos desempregados inscritos mais de 28% são de longa duração e cerca de 40% tem o ensino secundário e formação superior!
Os jovens e as mulheres são as principais vitimas do desemprego e os alvos preferidos dum patronato que não é de boas contas pois só de salários em atraso já deve mais de 2 milhões de euros, com esta verba a ser multiplicada por 5 ou 6 em créditos por terem levado as empresas à falência, acrescenta a nota.
Se somarmos os milhões arrecadados e não entregues à Segurança Social e Finanças, ficaremos com uma pequena ideia da causa do célebre défice das contas publicas e a consideração que nos deve merecer um patronato que procede desta maneira, sublinha a nota emitida.
A 11 de Março, na cidade de Santarém, a USS/CGTP-IN vai entrar na Acção Nacional Descentralizada da CGTP-IN e, nessa altura, serão divulgadas as dividas do patronato do distrito aos trabalhadores e adiantadas mais razões para que a luta tenha de continuar.
Até lá, manifestamos toda a solidariedade aos trabalhadores da administração pública (central e local) e saudamos a sua combatividade e determinação, termina a nota emitida pela CGTP.
------------------------------------------------------