segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cultura


Reis Vieira apresenta Exposição «Janelas com Arte» na Biblioteca Municipal de Torres Novas
«Janelas com Arte» é a mais recente exposição de peças da autoria de Reis Vieira, que estará patente na Sala de Exposições da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, até ao próximo dia 10 de Março.
A abertura da exposição realizou-se no passado dia 19 de Fevereiro e contou com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Novas, Dr.ª Manuela Pinheiro.
Nesta mostra, o artista apresenta miniaturas de dezassete janelas, algumas delas inspiradas em edifícios da cidade de Torres Novas, bem como cinco barcos da etnografia portuguesa, como o moliceiro, o rabelo ou o varino, e ainda oito espigueiros, tão característicos da zona noroeste do país. As peças apresentadas resultam de um trabalho muito minucioso em pedra, madeira e ferro, em que o artista transforma as suas obras em réplicas fiéis da realidade, recriando ao pormenor os elementos originais.
Da exposição fazem ainda parte estudos de algumas das peças, que bem demonstram o carácter metódico de Reis Vieira, bem como uma janela original criada tendo como inspiração a biblioteca torrejana,
De recordar que já nos últimos anos Luís Filipe Reis Vieira tinha feito uma exposição de mosaicos decorativos inspirados essencialmente nos motivos das ruínas romanas da Villa Cardillio, bem como uma outra, com a recriação de azenhas e lagares, moinhos de vento, carros de bois, carroças e alfaias agrícolas, ambas realizadas no Museu Municipal de Torres Novas.

Luís Filipe Reis Vieira nasceu em Rendufas a 26 de Outubro de 1951. Frequentou o Curso Industrial da Escola Maria Lamas, tendo ingressado na Metalúrgica Costa Nery como desenhador de máquinas.
Posteriormente frequentou o Curso Complementar na Escola Maria Lamas no qual foi distinguido com um prémio monetário como reconhecimento pelos trabalhos oficinais que realizou.
Trabalhos manuais, desenho e pintura sempre o fascinaram. No entanto, dó mais recentemente teve oportunidade de desenvolver e dar a conhecer este seu gosto e talento, procurando aperfeiçoar traço e técnicas de trabalho.
Após a sua saída da Costa Nery surgiu finalmente a oportunidade de poder dedicar-se plenamente a este seu gosto.
Durante dois anos treinou desenho sem qualquer objectivo definido, tendo na altura concluído que precisaria de cinco anos para se aperfeiçoar.
Em 1993 inicia a criação e produção de miniaturas inspiradas em construções tradicionais de moinhos, barcos, carroças, entre outros. Entre os anos de 1993 e 2006 realizou cerca de 50 miniaturas.
Posteriormente resolveu dedicar-se à construção de quadros decorativos inspirados essencialmente nos motivos dos mosaicos de Villa Cardillio, a partir de moldes elaborados com base em trabalhos de recolha e pesquisa desenvolvidos pelo próprio autor.
------------------------------------------------------------------