sábado, 27 de fevereiro de 2010

Meteorologia

Casa ruiu em Ferreira do Zêzere por motivo do mau tempo
Uma casa ruiu, cerca das 18:00 de hoje, em Ferreira do Zêzere, distrito de Santarém, deixando uma pessoa desalojada, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Joaquim Chambel, comandante distrital de operações de socorro, disse à agência Lusa que essa foi a situação mais grave ocorrida devido ao mau tempo que assolou hoje o distrito, tendo os fortes ventos registados durante a tarde provocado a queda de cerca de uma centena de árvores e de alguns postes de telefone, além da queda de uma grua, em Torres Novas.
Segundo o responsável, chegou a ser ponderada a evacuação da aldeia ribeirinha da Palhota, no concelho do Cartaxo, devido ao efeito provocado pelo vento durante a praia mar (atirando a água para as marachas do Tejo).
Contudo, os cerca de 20 habitantes mantiveram-se na aldeia, tendo contado com a presença permanente de elementos dos bombeiros até a situação ter sido ultrapassada, disse.
Joaquim Chambel disse à Lusa que a protecção civil municipal de Ferreira do Zêzere está a tratar do alojamento da pessoa que ficou sem casa e que as quedas de árvores não provocaram obstrução de vias nem vítimas, tendo a grua, que caiu ao fim da manhã, danificado uma viatura que estava estacionada e um andar do prédio, que se encontra em construção.
Registaram-se ainda várias quebras no serviço de electricidade, que a EDP, com forte presença no terreno, tem estado a resolver prontamente, o mesmo acontecendo com as quebras nas linhas telefónicas, disse.
Caíram ainda diversas estruturas, como placares, toldos e palas de fábricas e houve "um ou outro destelhamento" em barracões e arrecadações, além de inundações em ruas e casas, sobretudo na zona de Porto Alto, Samora Correia.
Quanto à situação de cheia, Joaquim Chambel disse que se mantém o nível de alerta amarelo decretado na segunda feira, sendo a situação estável relativamente aos últimos dias, com pequenas variações nos caudais sem alterações nas ocorrências que têm vindo a ser divulgadas.
Joaquim Chambel adiantou que, a manter-se o nível de descargas que se começou a registar hoje nas barragens espanholas e do Castelo de Bode, a situação poderá vir a agravar-se a partir de amanhã.
-------------------------------------------------------------------------