segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Cultura


“Feiticeiro de Oz” abre FNATES 2010 em Abrantes
O “Feiticeiro de Oz” abre a oitava edição do Festival Nacional de Teatro Especial (FNATES) que decorrerá em Abrantes, de 22 a 27 de Março, trazendo ao palco do Cine-Teatro S. Pedro grupos teatro constituídos, na sua maioria, por actores com deficiência.
O FNATES 2010 abrirá, no dia 22, com o CRIARTE (Grupo de Teatro do CRIA) e a peça O Feiticeiro de Oz, com encenação de Ana Machado. A peça traz-nos Dorothy e o seu cão Tótó que são apanhados por um tornado e, inexplicavelmente, acordam na terra de Oz. É aí que Dorothy conhece amigos e inimigos memoráveis. Durante a sua caminhada pela estrada amarela encontra o Grande Feiticeiro de Oz, que Dorothy espera que a possa ajudar a voltar para a sua casa e a realizar os desejos dos seus amigos.
À noite subirá ao palco o Grupo de Animação da APPACDM (Associação de Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Setúbal, com “Uma Gota de Amor”, uma encenação de Vítor Branco. Uma peça que nos diz que os seres humanos têm necessidade instintiva de amar, que os catapulta para a vida, que os faz sentir, saborear e cheirar cada pedaço do mundo. “Sabendo nós de onde vimos e para onde vamos, resta-nos o amor”, refere o autor da peça.
Recorde-se que este será o VIII Festival Nacional de Teatro Especial e, simultaneamente, o II Festival Internacional, promovido pelo Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, que comemora no próximo dia 23 de Março, o 33º aniversário de existência e de trabalho na área da deficiência e no combate à exclusão social.
Concretizar a inclusão pela arte como forma de combater o preconceito social e a discriminação face à diferença é um dos objectivos do FNATES 2010, de modo mais acentuado neste ano de 2010 em que se assinala o “Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social”.
O evento conta com o apoio financeiro de diversas entidades públicas e privadas da região e com o apoio especial da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e da Escola EB2,3/S Dra. Maria Judite Serrão de Andrade, de Sardoal.
O preço do bilhete é de 1 euro (um euro) para o público em geral e os Grupos das Escolas e Instituições de Solidariedade Social terão entradas gratuitas.
---------------------------------------------------------------------