segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Meteorologia

Caudais do Tejo continuam a subir
Os caudais do Tejo continuam a subir, dentro da previsão avançada hoje à tarde pela Protecção Civil do distrito de Santarém, esperando-se que durante a noite fiquem submersas as zonas de Constância, Tancos e Barquinha junto ao rio.
O comandante distrital de Operações de Socorro, Joaquim Chambel, disse à agência Lusa que na reunião realizada hoje à tarde na presença da Governadora Civil, Sónia Sanfona, foi decidido manter o nível de alerta amarelo do Plano de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.
Com a actual evolução dos caudais, é previsível que a povoação de Reguengo do Alviela possa ficar isolada durante a noite, disse, adiantando que se prevê a manutenção da situação para o dia de terça feira, sem qualquer informação neste momento que aponte para um agravamento.
A subida dos caudais está a ser provocada pelos débitos das barragens, em particular espanholas, e pelas fortes chuvadas que têm caído esporadicamente no distrito, afirmou.
A Protecção Civil admite a possibilidade de inundações localizadas em zonas urbanas e na rede viária, apelando à população para ter o "máximo cuidado" com a condução de veículos, "evitando passar em zonas submersas e respeitando as determinações das autoridades".
"A previsão do aumento do caudal do rio Tejo torna também perigosas, e consequentemente desaconselhadas, actividades profissionais ou outras nas margens ou no leito do rio e seus afluentes", afirma em comunicado.
A Protecção Civil distrital está a dar "especial atenção" ao caudal do rio Nabão, "em particular a montante da cidade de Tomar", sublinhando que a precipitação forte que pode ainda ocorrer em algumas zonas do distrito "pode fazer aumentar rápida e significativamente o caudal de alguns afluentes do Tejo".
A Câmara Municipal de Coruche emitiu um comunicado ao final da tarde, prevendo que as descargas nas barragens de Montargil e do Maranhão irão fazer subir o caudal do rio Sorraia até às primeiras horas de terça feira, sublinhando, contudo, que as cheias apenas afectarão os campos.
O presidente da autarquia, Dionísio Mendes, sublinha que a vila "será poupada de todos os incómodos e danos provocados pelas cheias" devido à construção recente do dique de protecção, do interceptor de cintura e dos colectores pluviais.
No concelho de Coruche, estão neste momento submersos os troços de ligação de Santana do Mato ao Couço (EM 590, junto à ponte das Courelinhas), ligação da Azervada à EN 114 (Estrada de Meias), ligação do Biscainho (EM 515) à Fajarda (EN 114-3), ligação da Raposeira (EN 119) à Fajarda (EN 114-3).
O accionamento do alerta amarelo do Plano de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, foi decidido ao final da manhã de hoje pela Governadora Civil do distrito.
--------------------------------------------------------