segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Educação

Câmara de Almeirim é pioneira na colocação de ementas escolares no Facebook
Facilitar o acesso dos pais às ementas das refeições e lanches fornecidos nas escolas locais e contribuir para a promoção de uma alimentação saudável são os principais objectivos do projecto lançado recentemente pela Câmara de Almeirim, que passou a divulgar mensalmente, no seu site e através de redes sociais como o Facebook e o Hi5, os alimentos que fornece a cerca de 970 crianças. A iniciativa, pioneira entre os 308 municípios portugueses, visa também ajudar os pais e encarregados de educação a optarem ou não pelas refeições fornecidas nas escolas.
O município oferece refeições e lanches a alunos carenciados nos períodos de férias (João Paulo Gomes (arquivo))
Segundo Pedro Ribeiro, vice-presidente da câmara ribatejana, neste momento todos os 1400 alunos dos jardins-de-infância e das escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do concelho (tem cerca de 22 mil habitantes) podem ter acesso a estas refeições e lanches. "Desde há muitos anos que possuímos cantinas e fornecemos refeições", refere, frisando que os 430 alunos que não recorrem a estes serviços o fazem por opção dos seus encarregados de educação. A possibilidade de acederem igualmente a lanches (com um custo de 50 cêntimos) foi lançada neste ano lectivo e já beneficiam dela cerca de 220 crianças.
O município oferece ainda refeições e lanches a alunos carenciados nos períodos de férias, benefício que funciona com base em inscrições prévias e em casos detectados pelos serviços sociais da autarquia e que apoiou 19 crianças nas últimas férias de Natal.
"Uma alimentação equilibrada é um dos princípios básicos para uma vida saudável", salienta a Câmara de Almeirim no seu site, onde na última semana de cada mês divulga as ementas de todo o mês seguinte. Pedro Ribeiro disse ao PÚBLICO que no Agrupamento de Fazendas de Almeirim as refeições são confeccionadas na escola por funcionários da autarquia e que no Agrupamento Febo Moniz (abrange as escolas das freguesias de Almeirim e Benfica do Ribatejo) são fornecidas por uma empresa privada. O autarca não tem conhecimento que outros municípios portugueses estejam a seguir esta via de divulgação na Internet das refeições que fornecem nas escolas.
in Jornal Público – edição 15.02.10
----------------------------------------------------------------------------------