terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Certames Gastronómicos

Feira das Tasquinhas de Rio Maior assinala este ano um quarto de século
A Feira das Tasquinhas de Rio Maior assinala este ano 25 edições com o reforço da aposta na gastronomia local, representada por 21 tasquinhas de colectividades e por dois restaurantes do concelho.
Segundo a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais (PSD), o objectivo é dar mais notoriedade à gastronomia de Rio Maior, cessando a participação de restaurantes de outras zonas do país, que habitualmente têm trazido ao certame os sabores das carnes certificadas nacionais.
Este ano vão também ser retomados os prémios para as tasquinhas que tiverem a melhor apresentação e as melhores ementas. Estes prémios monetários perfazem um total de 4000 euros e vão ser distribuídos a cinco tasquinhas.
Novidade este ano é também a realização de demonstrações de cozinha ao vivo, dinamizadas pelo riomaiorense Igor Martinho, nomeado chefe cozinheiro do ano de 2009. Para estas sessões de cozinha ao vivo estão já confirmadas as presenças dos chefes Chakkal e Ivan Guimarães, e ainda do apresentador de televisão Fernando Mendes, da governadora civil de Santarém, Sónia Sanfona, e da presidente e dos vereadores da autarquia riomairense.
Vão estar ainda representadas as actividades económicas do concelho, em resultado da parceria com a associação empresarial local, e artesanato, doçaria e licores oriundos de várias regiões do país, com especial destaque para o tradicional pão-de-ló de Rio Maior.
Ao todo, o certame vai ter 26 tasquinhas, entre as quais se inclui também a do município de Cantanhede (concelho geminado com Rio Maior) e ainda uma de produtos regionais da Serra da Estrela.
A Feira das Tasquinhas de Rio Maior - que se realiza de 26 de fevereiro a 7 de março, no pavilhão multiusos da cidade - alcançou em 2006 a declaração de interesse para o turismo e tem já uma marca registada.
------------------------------------------------------------------