quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Meteorologia


Bacia do Tejo continua no nível de Alerta Amarelo
As barragens espanholas e a de Castelo de Bode, deverão aumentar os caudais lançados nas próximas horas, os quais poderão alterar os cenários de inundabilidade já a partir da noite de hoje, conforme fonte do Governo Civil de Santarém.
De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, pode ocorrer precipitação, por vezes forte e trovoada nas regiões a Norte do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela, até ao fim do dia de hoje, 25 de Fevereiro, não estando, no entanto, afastada a hipótese de ocorrerem aguaceiros pontualmente fortes a Sul.
A evolução meteorológica nos próximos dias será caracterizada pela passagem de superfícies frontais de menor actividade até ao próximo sábado, dia 27, altura em que o continente será influenciado pela passagem de uma depressão de forte actividade localizada ao largo do litoral Oeste, que poderá provocar ventos muito fortes.
Com os caudais actuais manter-se-ão durante na noite de hoje os níveis actualmente registados, pelo que os efeitos se mantêm os actuais.
O cenário actual está assim definido:
Município de Constância:
- Inundação da parte baixa da Vila de Constância, nomeadamente parte do jardim junto ao rio e parque de estacionamento, estrada do campo e via junto à Casa de Camões.
Município de Vila Nova da Barquinha:
- Submersão do cais de Tancos.
Município da Golegã:
- Submersão da EN365 Quinta da Broa/ Ponte do rio Almonda
Município de Alpiarça:
- Submersão da EM 1369 Alpiarça/ Torrinha (estrada do campo)
Município de Santarém:
- Submersão da EM entre Pombalinho e Reguengo do Alviela
- Submersão da EN365 com isolamento da povoação de Reguengo do Alviela.
- Submersão da EM que liga Ribeira de Santarém e Vale de Figueira.
- Submersão da EN365 na Ribeira de Santarém, junto à fonte de Palhais.
Município do Cartaxo:
- Submersão da EN114-2 Setil/ Reguengo
Município de Coruche:
- Submersão do caminho municipal entre a EN 114-3 (freguesia de Coruche e Fajarda) e a EM 515 (freguesia do Biscainho), estrada de campo.
- Submersão do caminho municipal entre a EN 114-3 (freguesia de Coruche e Fajarda) e a EN 119 (de ligação para Biscainho ou rotunda do Monte da Barca (estrada de campo), ambos por influência do rio Sorraia.
---------------------------------------------------------------------