terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Associativismo


Mação tem Associação Científica
Nasceu esta terça-feira, em Mação, a Associação “Instituto Terra e Memória – Centro de Estudos Superiores de Mação”.
É uma Associação Científica sem fins lucrativos que tem como sócios-fundadores a Câmara Municipal de Mação (CMM), o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o Centro Europeu de Investigação da Pré-História do Alto Ribatejo (CEIPHAR) e o Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo (CIAAR).
A cerimónia de Escritura Pública de constituição da nova Associação teve lugar na Câmara Municipal de Mação. A representar as quatro entidades fundadoras estiveram Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Mação, António Pires da Silva Presidente do Instituto Politécnico de Tomar, José da Silva Gomes, CIAAR e Luiz Oosterbeek, CEIPHAR.
O objectivo da sua constituição baseia-se na promoção da investigação, da formação pós-graduada e da formação profissional avançada nos domínios da arqueologia e da gestão do património cultural no seu contexto territorial, bem como na valorização do património no âmbito do desenvolvimento sustentável.
Neste sentido, o ITM poderá organizar cursos, seminários, conferências, reuniões e publicações, bem como participar em projectos de parceria que visem objectivos convergentes com os seus. Às entidades fundadoras podem agora juntar-se instituições, académicas ou outras, nacionais ou internacionais, que prossigam objectivos convergentes com os do ITM.
Refira-se que o Instituto Terra e Memória – Centro de Estudos Superiores de Mação situa-se nas instalações da antiga Escola Primária de Mação e é um espaço disponibilizado pela Câmara Municipal de Mação, que foi inaugurado em Maio de 2007. Desde então tem sido um pólo de referência no mundo da investigação da Arqueologia e Arte Rupestre. Dezenas de estudantes de todo o Mundo desenvolvem, neste momento, os seus trabalhos científicos nos laboratórios do ITM, em Mação, sobretudo no âmbito do Mestrado em Pré-História e Arte Rupestre e Doutoramento em Quaternário, Materiais e Cultura.
O ITM é ainda o espaço onde estes investigadores se reúnem habitualmente para conversar e conviver (Espaço Mundus) e acolhe várias exposições temáticas resultantes dos trabalhos de investigação. Quem também tem residência fixa no Instituto Terra e Memória é o Andakatu, o famoso Homem da Pré-História que ensina a Pré-História e a Arqueologia aos mais pequenos, com recurso a ateliers de experimentação, num interessantíssimo projecto lúdico-educativo do Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, de Mação.
A constituição da nova Associação vem dar um novo impulso a todo o importante trabalho que já se realiza no ITM, reforçando parcerias entre instituições portuguesas e de todo o Mundo, abrindo simultaneamente portas a novos e interessantes projectos das áreas científicas que envolve.
-----------------------------------------------------