quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Economia

Ourém integra candidatura ibérica para a reactivação da produção de Resina
Teve lugar em Ciudad Rodrigo, uma reunião entre parceiros Portugueses e Espanhóis, com vista à preparação duma candidatura ao programa Interreg SUDOE, com vista à reactivação da produção de Resina.
Esta reunião foi promovida pela Junta de Castilla Leon e nela participaram, por parte de Portugal, o município de Ourém e Alijó, a Associação de Produtores florestais (Aflodounorte) e a empresa oureense Geo-terra, representada por Pedro Cortes.
Pelo lado Espanhol, para além do Junta de Castilla Leon representada por Alvaro Picardo assessor do ministro do Médio Natural do Governo Regional, esteve presente o município de Coca, a cooperativa de resineiros Rincon de la Vega , e a Cesefor, agência de desenvolvimento florestal ligada à Junta de Castilla Leon que será o chefe de fila do projecto
Em representação do município oureense estiveram presentes o Vice-presidente da autarquia – José Manuel Alho, e Gizela Cid, pela AmbiOurém.
A inovação tecnológica com uma máquina de extracção de resina, e a multifuncionalidade desta actividade, constituem as grandes apostas desta candidatura para reduzir a marginalização progressiva e irreversível de vastos territórios do sudoeste europeu, onde a ameaça crescente de incêndios catastróficos não permite mais compassos de espera – e exige soluções rápidas e concretas.
A produção de resina apresenta actualmente uma série de potencialidades concretas e de aplicação imediata, que não poderão ser desperdiçadas e que, com este projecto, se pretendem utilizar como ponto de partida para uma intervenção territorial integrada.
--------------------------------------------------