sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cultura e Lazer

Festas de Amiais de Baixo arrancam hoje com corrida ao Guinness
Uma das tradições mais marcantes da população da freguesia de Amiais de Baixo está de volta. São as festas anuais em honra do Mártir S. Sebastião que vão decorrer a partir de hoje dia 5 e até dia 9 de Fevereiro, com um cartaz recheado de animação. As festas realizam-se desde 1847, sempre, no fim-de-semana anterior ao Carnaval. Os festejos arrancam na sexta-feira, dia 5, às 23 horas, com a actuação dos Função Públika e continuam pela noite dentro no espaço discoteca com o DJ Kristof. No sábado, a festa promete atrair multidões não só pelo fogo-de-artifício (20h30) mas também pela procissão, este ano, com 600 archotes, que deverá ficar registado no historial do Guinness . Com uma carreira de destaque, o músico Jorge Palma promete também dar mais força ao sábado da festa.
O espectáculo está marcado para a meia-noite e conta ainda com a presença dos Demitidos. Uma hora e meia depois, (01h30) sobem ao palco a banda Declínios e às 3 da madrugada, 2Funkysouls (DJ Kristof e John A) animam o espaço discoteca.
As festas em honra do Mártir S. Sebastião prosseguem no dia 7, às 10 horas, com um peditório acompanhado pela Orquestra Filarmónica 12 de Abril (Travassô – Águeda). O peditório volta à rua na segunda-feira, dia 8, às 9h30. À tarde (dia 7), mais um momento alto com a procissão onde vão estar presentes todas as imagens e uma missa solene, a partir das 15 horas.
Um deslumbrante fogo de artifício animará os céus às 20h30, e para quem quiser dar um pezinho de dança há baile com a Orquestra Costa Verde, às 23 horas. Neste dia, o espaço discoteca vai estar a cargo do DJ Kris.
No dia 8, realiza-se mais uma procissão com todas as imagens e uma missa solene, às 16 horas. Não faltará também um arraial popular e um leilão, às 17h30. E como já é tradição será entregue a bandeira das festas à nova comissão, às 21h30. Ainda à noite, a banda FH5 (23 horas) vai estar em palco para animar a população. A não perder também é o espectáculo com o Grupo “Os Cinco” (Operação Triunfo), às 12 badaladas.
Os festejos que contam com o apoio da Câmara de Santarém culminam no dia 9. Do programa consta um desfile com a presença das comissões velha e nova e uma alvorada no adro da Igreja, às 10h30.
Neste dia há ainda arraial e leilão. A população acompanhada de archotes e ao som de fogo-de-artifício despedir-se-á também da Orquestra Filarmónica 12 de Abril, às 22 horas.
---------------------------------------------------------------