terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Efemérides


Tomar celebra 850 anos
A cidade de Tomar vai festejar 850 anos na próxima segunda – feira, dia 1 de Março, arrancando nessa data as comemorações que irão prolongar-se até Maio de 2011.
Vão ser quinze meses de comemorações, para celebrar a efeméride da fundação de Tomar, numa programação com o título genérico A Herança dos Séculos.
Segundo o presidente da Câmara de Tomar, Fernando Corvêlo de Sousa, pretende-se “homenagear os que participaram na construção da cidade e do concelho, tendo a herança dos séculos como leitmotiv, mas com os olhos postos no presente e no futuro”, até porque um dos principais objectivos estratégicos do município é a “afirmação da marca Tomar no mercado internacional do turismo histórico e cultural”.
Desses muitos dias de celebrações, o mais marcante será a próxima segunda-feira, dia 1 de Março, a data exacta dos 850 anos, como refere a lápide existente na Torre de Menagem do Castelo Templário: “Na era de 1198 [a era de Cristo difere 38 anos da de César, então em uso, daí 1160], reinando Afonso, ilustríssimo rei de Portugal, D. Gualdim, mestre dos cavaleiros portugueses do Templo, com os seus freires, começou no primeiro dia de Março a edificar este castelo, chamado de Tomar, que acabado, o rei ofereceu a Deus e aos cavaleiros do Templo.”
O dia começará com uma alvorada sequencial, em vários pontos do concelho, com oito baterias de 100 foguetes, terminando com 50 “morteiros”, percorrendo os oito pontos cardeais principais e secundários, entre as 7H09 até às 9H09.
Às 9H45, na cidade, abre uma exposição de rua sobre Tomar, “Heranças de sentido”, no percurso entre a Praça da República e a Alameda 1 de Março.
As cerimónias oficiais decorrerão às 11 horas, com a habitual prestação de honras na Praça da República, hastear das bandeiras, deposição de coroas na estátua do fundador e cumprimentos. Novidade este ano será a largada de pombos com que termina o cerimonial.
Segue-se uma homenagem a D. Gualdim Pais na igreja de Santa Maria dos Olivais, seguida de recriação da Iniciação de um Templário.
A partir das 15.30 decorrerá uma sessão solene evocativa do dia do Município, com a Profª Doutora Lurdes Craveiro que apresenta a Dra. Maria José Bento, na sua conferência sobre o Infante D.Henrique em Tomar, na Biblioteca Municipal, com prévia abertura da exposição “A identidade de Tomar”.
As actividades incluem ainda uma descida do rio Nabão em canoa, almoço volante com animação musical medieval e actuação de ranchos, tunas e banda de música, em diversos palcos espalhados pela cidade, encerrando às 18H27 com um espectáculo de fogo de artifício ao pôr-do-sol no Castelo Templário.
No mesmo dia, a Sociedade de Geografia, em Lisboa, organizará uma sessão comemorativa dos 850 anos da Fundação do Castelo Templário de Tomar, com abertura pelo Prof. Aires Barros, e intervenções do Prof. Doutor Fernando Larcher (Fundação templária de Tomar), Prof. Doutor Pereira Brandão (O tempo e a formação da nacionalidade) e Prof. Doutor Humberto Baquero (Portugal e a Ordem dos Templários).
A publicação de várias obras de relevo (a primeira será uma monografia sobre Tomar de António Granada com desenhos do arquitecto Costa Rosa, já no dia 4 de Março) será outra das marcas do vasto programa que agora começa, e que incluirá os forais de Tomar.
------------------------------------------------------