sábado, 27 de fevereiro de 2010

Meteorologia

Mau tempo origina queda de grua em Torres Novas
Os fortes ventos sentidos na última hora no distrito de Santarém provocaram a queda de uma grua, em Torres Novas, que causou danos numa viatura estacionada e num andar de um prédio em construção, não havendo vítimas.
O comandante distrital de operações de socorro, Joaquim Chambel, disse à agência Lusa que, além da grua, que se encontrava junto do prédio em construção, caíram várias árvores em alguns pontos do distrito, sem contudo causarem qualquer dano ou obstrução de vias.
Quanto à situação de cheia, desde a madrugada de hoje que se regista um decréscimo dos caudais do Tejo que se fará sentir durante a tarde na lezíria, parte Sul do distrito, afirmou.
Segundo disse, espera-se que até ao fim do dia se mantenham os condicionamentos que se vêm registando desde a passada terça feira, tendo ficado esta noite submersa a estrada municipal que liga Santarém à aldeia ribeirinha das Caneiras.
Desde a tarde de sexta-feira que se encontra submersa a estrada nacional 365, em Assacaias (Santarém) e a 114-2 junto ao Setil (Cartaxo), esta devido também à subida das águas do rio Maior.
Mantêm-se inundadas as zonas junto ao rio em Constância (jardim, parque de estacionamento e via junto à Casa de Camões), o cais de Tancos e via de acesso (Vila Nova da Barquinha).
Continuam igualmente submersas a EN 365 entre a Quinta da Broa e a ponte do rio Almonda, no concelho da Golegã, a EM 1369 entre Alpiarça e Torrinha (estrada de campo), a estrada municipal entre Pombalinho e Reguengo do Alviela e a EN 365 (que deixam isolada a povoação de Reguengo do Alviela), no concelho de Santarém.
Estão igualmente submersas a estrada municipal que liga a Ribeira de Santarém a Vale de Figueira e a EN 365 na Ribeira de Santarém (junto à ponte de Palhais).
Por influência da subida do rio Sorraia, continuam submersos os caminhos municipais entre a EN 114-3 e a EM 515 e entre a EN 114-3 e a EN 119, no concelho de Coruche, e a EM 1456 entre Benavente e a Recta do Cabo (estrada do campo).
Na região da bacia hidrográfica do Tejo estão ainda afectados vários caminhos vicinais junto a linhas de água.
A Protecção Civil reforça o apelo a cuidados redobrados na condução de veículos, evitando as zonas submersas, à suspensão das actividades profissionais ou outras no leito do Tejo e afluentes e à retirada de bens e animais de locais inundáveis.
A Governadora Civil do distrito de Santarém, Sónia Sanfona, accionou, na passada segunda feira, o Plano de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, que se encontra no nível de alerta amarelo.
-------------------------------------------------------------------