quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Cultura


Mestre Eurico Gonçalves, expõe em Abrantes
Até ao próximo dia 12 de Março, a Galeria Municipal de Abrantes apresenta uma exposição de pintura do Mestre Eurico Gonçalves. Os quadros expostos representam 60 anos de pintura daquele artista plástico.
Durante o período da exposição vai decorrer uma oficina criativa com Eurico Gonçalves e Dalila D’Alte Rodrigues. Será no dia 6 de Março, às 10 e às 15 horas, no pequeno auditório do cineteatro S. Pedro. As inscrições podem ser feitas na Galeria Municipal. No dia da inauguração (13 de Fevereiro) Eurico Gonçalves lamentou que, particularmente nas regiões fora das grandes cidades, ainda exista um “preconceito” dos públicos relativamente às artes: “ainda há pessoas que não entram numa galeria por pensarem que estes espaços expositivos são só para especialistas”, disse. O pintor e professor sugeriu que a acção educativa tenha um papel mais activo para motivar os cidadãos à cultura. A esse propósito, a Presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, recordou que a autarquia tem um programa de ateliers criativos destinados às escolas, precisamente para aproximar as crianças à arte.
Eurico Gonçalves foi um dos precursores da “pintura gestual” (pintura de acção) em Portugal, dedicando-se igualmente a outras actividades relacionadas com a docência e a crítica de arte. Aderiu ao surrealismo em 1949. Em 1950/51 escreveu e ilustrou numerosas narrativas de sonhos, textos automáticos e poemas, compilados em quatro cadernos manuscritos, parte deles posteriormente recuperados. Manifestando-se através do improviso, “as suas figuras foram dando lugar a simples sinais gráficos, caligrafias abstractas, executadas fora de qualquer motricidade imposta do exterior, ou seja, uma pintura de sinais derivada do gestualismo, com resultados extremamente depurados”.
A exposição de pintura de Eurico Gonçalves pode ser vista de 3ª a sábado, das 10 às 12h30 ou entre as 14 e as 18h30.
----------------------------------------------------------