quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Educação

Câmara de Abrantes inaugura Centro Escolar do Pego com atraso
Cinco meses depois do início do ano lectivo, a Câmara Municipal de Abrantes inaugura quinta-feira o Centro Escolar do Pego, um investimento de cerca de 270 mil euros.
Com inauguração prevista para o arranque do ano lectivo, o prazo não foi cumprido pela empresa construtora e os alunos da EB1 de Pego instalaram-se provisoriamente num pavilhão desportivo da localidade, o que originou protestos da associação de pais.
Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara de Abrantes, disse hoje à agência Lusa que o "inesperado" problema criado pela empresa obrigou a autarquia a tomar uma decisão que "seria transitória, mas que acabou por se arrastar no tempo", admitindo que as crianças estavam instaladas de "modo deficitário" no pavilhão.
"Só agora foi possível concluir a obra e o que importa é que as crianças ainda vão ter neste ano lectivo condições de excelência para a prossecução dos seus estudos", disse a autarca.
Com 82 alunos, o antigo edifício da Escola EB1 do Pego apresentava várias carências ao nível da dimensão e da manutenção, tendo sido alvo de uma profunda remodelação e equipada com novo mobiliário escolar.
Com um investimento de 270 mil euros, foi construído um novo espaço com ligação coberta ao edifício já existente - com quatro salas de aula -, onde passarão a funcionar as valências correspondentes à sala polivalente e centro de recursos, local de realização das actividades curriculares, a par da construção de um centro de recursos e de um pátio coberto que servirão também o jardim de infância.
O Centro Escolar do Pego junta-se aos de Rossio ao Sul do Tejo e Carvalhal, os primeiros que foram construídos no concelho de Abrantes num investimento de 940 mil euros, e que foram inaugurados no início do ano lectivo.
Os complexos escolares, que juntarão no mesmo espaço o ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, resultam do encerramento de escolas com menos de dez alunos.
A carta educativa do concelho contemplava também para este ano lectivo a construção de um Centro Escolar na localidade de Chaínça, que não foi concluído a tempo por "dificuldades da empresa" encarregue da sua construção.
Segundo Maria do Céu Albuquerque, os estudantes da EB1 de Chaínça "vão continuar a estudar" até ao final do ano nas instalações da Escola Prática de Cavalaria, onde beneficiam de "boas condições".
"No novo ano lectivo já estarão na nova escola", disse a presidente de Câmara, acrescentando que a autarquia está ainda a desenvolver os projectos de construção das novas escolas de Alferrarede, Bemposta e Rio de Moinhos.
-------------------------------------------------