domingo, 7 de fevereiro de 2010

Cultura e Lazer



Imagem:A.Anacleto
------------------------------------------------------
Amiais de Baixo entrou no Guiness

A freguesia de Amiais de Baixo, no concelho de Santarém, entrou ontem para o livro do Guiness ao realizar a maior procissão de archotes do mundo.
A procissão, realizada no âmbito dos festejos anuais da terra, conseguiu juntar 624 pessoas que transportaram os archotes sempre acessos por uma distância de 1620 metros (o equivalente a uma milha terrestre).
Com este feito, a procissão de archotes de Amiais de Baixo superou largamente uma procissão idêntica, que se realizou na Suécia, e que detinha o recorde mundial nesta categoria.
Mariamarta Ruano-Graham, inspectora do Guiness World Records, confirmou à Lusa que a procissão de archotes hoje realizada em Amiais superou o recorde mundial da Suécia e revelou-se “surpreendida” pela capacidade de organização da comissão de festas.
A inspectora do Guiness acrescentou ainda à Lusa que o certificado de entrada no livro do Guiness vai ser ainda hoje entregue à organização.
A procissão de archotes de Amiais de Baixo é uma manifestação popular com vários anos e é realizada habitualmente no sábado do fim-de-semana em que se realizam as festas da terra.
Esta procissão percorre um percurso dentro da vila até ao cemitério, onde a população vai buscar uma imagem do arcanjo S.Miguel que é trazido em seguida, numa outra procissão, para a igreja da freguesia.
Os festejos em honra de S. Sebastião realizam-se desde 1847.
-----------------------------------------------------------