terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sociedade

Ministro da Administração Interna espera que os apoios às vítimas do tornado de Tomar sejam concedidos rapidamente
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, disse hoje no Parlamento que espera que apoios às vítimas do tornado de Tomar e Ferreira do Zêzere sejam concedidos "imediatamente" depois da aprovação das candidaturas, que serão apreciadas na quinta-feira.
Numa audição sobre o tema no Parlamento, Rui Pereira disse que vai realizar-se na quinta-feira a reunião do grupo de trabalho para apreciar as candidaturas a apoios das vítimas do tornado que afectou Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã.
Em resposta aos jornalistas, o ministro explicou que, desde que aprovadas as candidaturas, as compensações serão dadas "imediatamente".
"Esperamos que seja o mais brevemente possível", asseverou.
Rui Pereira admitiu que "compreende a importância da celeridade destes procedimentos, mas temos de ter a certeza de que as ajudas são concedidas a pessoas que comprovem os danos que podem ser objecto de ajuda".
No início de Dezembro um tornado afectou os concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã, num prejuízo estimado de cerca de 15 milhões de euros.
Após o tornado, o Ministro da Administração Interna decidiu accionar a conta de emergência que existe para enfrentar situações de catástrofe ou calamidade, já o ministério do Ambiente apoiaria a reabilitação de habitações com danos graves.
Por sua vez, o ministério da Economia vai apoiar as empresas afectadas para avaliar os danos e estabelecer os apoios financeiros adequados a cada situação. Ao Ministério da Agricultura caberá avaliar os apoios a conceder nos danos de explorações agrícolas, agropecuárias e florestais.
Na Comissão parlamentar, o deputado comunista António Filipe e a deputada bloquista Helena Pinto apelaram a que "não passem dois anos" para as vítimas do tornado receberem os seus apoios, "como aconteceu" com o mini tornado que afectou a zona em 2008.
*Lusa
---------------------------------------------------------------------