quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Educação

Escolas particulares e colégios da região estão encerrados
Os três colégios de Fátima com contrato de associação com o Estado – Centro de Estudos de Fátima, Colégio de S. Miguel e Colégio Coração de Maria – não abriram hoje, estando pais e alunos concentrados no exterior.
No total estes colégios são frequentados por 2.800 alunos, sendo que pais e alunos farão cordões humanos em volta das escolas, como forma de protesto.
No Colégio de S. Mamede, que fica próximo de Fátima, além de encerrarem as portas, pais e alunos vão fazer uma caminhada até ao Santuário de Fátima.
Estes colégios não encerraram na quarta-feira, porque estavam na expectativa de haver alguma evolução da posição do Ministério da Educação.
Em causa, está uma portaria que determina um financiamento de 80.080 euros por ano e por turma nas escolas com contrato de associação, uma verba inferior em cerca de dez mil euros ao reclamado pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.
Face à manutenção da situação, os colégios da região decidiram encerrar hoje e na sexta-feira.
Por isso, os alunos que tinham decidido fazer o exame intermédio de Português do 9.º ano (que se realiza na sexta-feira a nível nacional nas escolas públicas) vão adiar para a próxima semana, segundo informações das associações de pais.
No Colégio Infante Santo, situado em Tremes, concelho de Santarém, os pais reúnem-se hoje à noite para decidirem se fazem um protesto.
A proposta que vai estar em discussão é a realização de um cordão humano a partir da hora do almoço (permitindo a realização do exame intermédio) e a formação de um coração gigante no exterior que será preenchido com cartazes contendo frases que têm marcado o protesto a nível nacional.
Este colégio tem um total de 900 alunos, 530 dos quais pertencem ao ensino básico (do 5.º ao 9.º ano) e os restantes do ensino profissional.
------------------------------------------------------------------------------------