sábado, 29 de janeiro de 2011

Educação

Ministro Jorge Lacão inaugurou esta manhã em Ourém as obras de requalificação da Escola Básica e Secundária
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, reconheceu hoje em Ourém aquando da inauguração das obras de requalificação da escola básica e secundária, que alguns problemas do sector estão a passar por “ondas de choque” e garantiu que a aposta na educação é para continuar.
“É por ventura inevitável que alguns desses problemas, até encontrarem a sua solução definitiva e consolidada, passem, em certos momentos conjunturais, por algumas ondas de choque”, afirmou Jorge Lacão.
O governante acrescentou ser “compreensível que em certos momentos, certas situações, careçam de adequado apuramento, de melhor solução”, defendendo que através de uma “visão humilde sobre a experiência” se encontrará “a forma de aperfeiçoar cada solução”.
Em resposta ao presidente da Câmara Municipal de Ourém, o socialista Paulo Fonseca, que apelou ao “bom senso” em matérias como o ensino particular e cooperativo e na eventual constituição de um mega agrupamento de escolas no concelho, Jorge Lacão admitiu que “tudo isso deve ser adequadamente ponderado”.
“Mas eu estou convencido que com o esforço de todos e muito particularmente com o contributo activo e positivo e absolutamente indispensável da comunidade escolar, encontraremos as boas soluções para o conjunto dos problemas e dos desafios que continuamos a ter”, declarou.
Jorge Lacão realçou ainda o “esforço que tem sido feito no país” de requalificação do parque escolar, do pré-escolar ao ensino secundário, como do seu apetrechamento, sustentando que a “valorização da educação” é uma “prioridade assumida”.
Destacando o empenho “em dar às novas gerações a oportunidade” que as anteriores não tiveram, o governante considerou que este trabalho “terá como consequência a preparação dessas novas gerações em condições muito diferentes para os desafios do futuro”.
O ministro dos Assuntos Parlamentares, que recordou também a aposta do Governo na educação de adultos, disse ainda acreditar de que a evolução da educação no país “pode ajudar a alterar radicalmente as condições da sociedade portuguesa perante si própria e no contexto internacional”.
A escola básica e secundária de Ourém, com 1100 alunos, sofreu obras de requalificação no valor de 10,1 milhões de euros no âmbito do programa de modernização das escolas do ensino secundário.
------------------------------------------------------------------------------------