terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ensino

Centro de Estudos Superiores da Música e das Artes do Espectáculo vai ser criado em Tomar
O Centro de Estudos Superiores da Música e das Artes do Espectáculo, a ser criado em Tomar, visa criar uma oferta formativa avançada, com pós graduações e especializações nestas áreas, revelou hoje o presidente do Instituto Politécnico de Tomar (IPT).
Eugénio de Almeida disse à agência Lusa que o centro resulta de uma parceria entre o IPT, a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, a câmara municipal de Tomar e a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, que assinam hoje um protocolo de colaboração.
O presidente do IPT adiantou que, para já, vai ser constituída uma comissão directiva que vai elaborar o plano de actividades, com previsão de entrada em funcionamento em Setembro próximo.
Segundo o dirigente, o centro de estudos visa complementar a formação de primeiro ciclo que é já ministrada em várias escolas superiores do país nas áreas da música e das artes do espectáculos, proporcionando uma formação complementar, em pós graduações ou cursos de especialização.
O IPT cederá as instalações e ficará com a responsabilidade da formação, podendo recorrer a docentes, equipamentos e salas da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, cabendo à autarquia e ao Turismo de Lisboa e Vale do Tejo o apoio a entidades locais.
Admitindo que o IPT não tem tradição de cursos nestas áreas, Eugénio de Almeida sublinhou, contudo, o contributo que o centro pode dar à região nos domínios da cultura e das artes, podendo, nomeadamente, dinamizar actividades culturais.
Segundo disse, o centro, que não tem fins lucrativos, é criado no pressuposto de que será auto sustentável, sendo suportado essencialmente pelas propinas pagas pelos alunos.
"Será vocacionado para a região mas não só”, afirmou, adiantando que o plano a ser elaborado procurará que seja atractivo também para pessoas do resto do país interessadas nesta formação. A assinatura do protocolo hoje, no auditório da biblioteca municipal António Cartaxo da Fonseca, conta com a presença de responsáveis das quatro entidades envolvidas e inclui uma palestra sobre “o papel das artes no desenvolvimento de uma região”, proferida por Mário Vieira de Carvalho.
-----------------------------------------------------------------------------