terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ambiente

Obras do sistema de saneamento dos concelhos de Almeirim e Alpiarça estão em fase de conclusão
A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo anunciou hoje que as obras do sistema de saneamento dos concelhos de Almeirim e Alpiarça estão quase concluídas e deverão entrar em funcionamento durante o primeiro trimestre deste ano. Numa visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que serve os dois concelhos, o director-geral da empresa, Moura de Campos, referiu aos jornalistas que estão a ser investidos cerca de quatro milhões neste sistema, nomeadamente, na construção e requalificação de estações elevatórias e nas obras de requalificação da ETAR.
As obras nesta ETAR, que foi inaugurada há cerca de 10 anos mas que estava inoperacional há algum tempo, custaram cerca de 3 milhões de euros e encontram-se concluídas, segundo a mesma fonte.
A ETAR de Almeirim/Alpiarça ocupa 18 hectares e recebe os esgotos domésticos e industriais dos dois concelhos, tendo sofrido obras de beneficiação que permitem fazer também a desinfecção das águas residuais na última fase de tratamento.
Segundo os responsáveis da Águas do Ribatejo, com a entrada em funcionamento em pleno desta ETAR (que terá capacidade para servir 26 mil habitantes), os resíduos deixam de ser enviados directamente sem tratamento para a Vala de Alpiarça.
“Esta ETAR é um exemplo magnífico daquilo que se pode fazer não só para cumprirmos os parâmetros legais das águas residuais como também para melhorarmos ainda mais a sua qualidade”, frisou Manuel Lacerda, presidente da Administração da Região Hidrográfica do Tejo (ARH do Tejo) que participou nesta visita.
Segundo Manuel Lacerda, os investimentos da empresa Águas do Ribatejo, em conjunto com os da Águas de Portugal e de outros sistemas municipais de águas, “têm permitido melhorar em muito a qualidade da água na bacia do rio Tejo”.
O responsável anunciou ainda que a ARH do Tejo está a planear investimentos na requalificação da Vala de Alpiarça e de outros cursos de água que chegam ao rio Tejo.
“Até 2015 queremos aproveitar os fundos do QREN que permitem fazer estas requalificações”, frisou.
A Águas do Ribatejo anunciou também que, em simultâneo com as obras no sistema de saneamento de Almeirim e Alpiarça, a empresa está a realizar obras de melhoramento do sistema intermunicipal de abastecimento de água, um projecto que representa um investimento de mais 1,7 milhões de euros.
----------------------------------------------------------------