sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Autarquias

Autarquia de Almeirim disponibiliza terreno para agricultura biológica
A Câmara Municipal de Almeirim vai disponibilizar um terreno com cerca de dois hectares para “bio hortas” urbanas, um projecto que prevê ainda um mercado semanal e a confecção de uma refeição escolar mensal com produtos de agricultura biológica.
Pedro Ribeiro, vice-presidente da autarquia, disse à agência Lusa que o projecto, aprovado na última reunião de Câmara com os votos do PS e da CDU, vai contar com a colaboração da Agrobio, uma cooperativa de produtos de agricultura biológica.
O terreno para as hortas, situado na zona Norte da cidade e actualmente ocupado com eucaliptos, vai ser dividido em talhões com uma dimensão média de 25 metros quadrados, que serão distribuídos pelos interessados, disse.
A Agrobio fará a formação destes “agricultores”, bem como o acompanhamento e a certificação da produção, adiantou.
Os produtores da região certificados na produção de agricultura biológica passarão a ter mais um local de venda dos seus produtos, já que o projecto prevê a realização de um mercado semanal, aos sábados, na Esplanada das Laranjeiras.
Para Pedro Ribeiro, este pode constituir um incentivo a quem queira passar a produzir em modo biológico.
A outra vertente do projecto passa pela confecção de uma refeição mensal (todas as terceiras quartas-feiras do mês) com produtos de agricultura biológica a servir aos alunos de todas as escolas do concelho cujo refeitório é da responsabilidade da autarquia (pré escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclos), afirmou.
“Este é também um incentivo ao consumo de produtos produzidos localmente”, disse.
O projecto prevê ainda um “avanço” a um processo já em curso na autarquia, a divulgação das ementas escolares, agora acrescidas de informação sobre o seu valor nutricional e de sugestões para um jantar económico e nutricionalmente correcto.
Pedro Ribeiro adiantou que o regulamento do projecto, a elaborar em colaboração com a Agrobio, será apresentado a uma próxima reunião de câmara, acreditando que estará implementado ao longo deste trimestre.
----------------------------------------------------------------------------